São mais de dez toneladas de resíduos de construção, restos de coroas, folhagens que desde o início de 2017 estão sendo reaproveitados em Londrina

Para solucionar o problema do acúmulo de flores, materiais recicláveis e resíduos que permanecem nos 11 cemitérios da região londrinense, diversos setores da sociedade se uniram para reutilizar o material recolhido de forma sustentável e benéfica. Esse é o resultado do projeto Londrina Mais Flores/ACESF, organizado pela Administração dos Cemitérios e Serviços Funerários de Londrina (Acesf), que impacta diretamente os cofres públicos municipais e estaduais, haja vista a destinação correta dos resíduos.

São mais de dez toneladas de resíduos de construção, restos de coroas, folhagens, vasos plásticos de flores, borras de vela, que desde o início de 2017 estão sendo reaproveitados. A ideia foi bem recebida pelas instituições que atuam em Londrina, como cooperativas de reciclagem e a Economia Solidária, que recuperam o material reciclado e revertem em renda própria. A Universidade Estadual de Londrina (UEL) é outra beneficiada pelo projeto, com o reuso voltado ao desenvolvimento de pesquisas, visando à redução de gastos. Só na UEL, o reaproveitamento evita a compra de mais de seis mil novos vasos que seriam utilizados em estudos acadêmicos. Outras instituições de ensino, como as escolas municipais, também são beneficiadas, a Escola Municipal do Distrito de Lerroville, por exemplo, já conseguiu complementar seu orçamento com o ganho de cerca de R$ 2,5 mil, apenas com a venda de mudas de diversas flores e vasos customizados pelos alunos em aulas práticas. O valor foi destinado para melhorias na própria escola.

Além disso, os restos de construção, ao serem recolhidos e triturados, são reaproveitados nos próprios cemitérios. Outro ponto positivo é a socialização de apenados e infratores, que atuam recolhendo os resíduos nos cemitérios e, pouco a pouco, vão sendo novamente inseridos na sociedade por meio do trabalho.

Os bons resultados garantiram ao projeto o Certificado de Reconhecimento do Prêmio Gestor Público Paraná (PGP-PR) 2017, uma das premiações mais importantes desse segmento no país.

Mais informações sobre esse projeto e sobre outras iniciativas premiadas no PGP-PR, você encontra no nosso Banco de Projetos.

Relacionados

17 DE JULHO DE 2026

Almirante Tamandaré oferece atendimento terapêutico integrado a crianças e adolescentes

45 crianças e adolescentes possuem interação com cavalos em ambiente natural

10 DE JULHO DE 2026

Maringá promove conscientização das crianças sobre o consumo responsável

Os alunos passaram a analisar as consequências sociais, econômicas e ambientais das...

3 DE JULHO DE 2026

Paraíso do Norte promove cuidado com gestantes, puérperas e crianças

369 crianças e 92 gestantes foram beneficiadas com diversas ações

19 DE JUNHO DE 2026

Quatro Pontes promove qualidade de vida e envelhecimento saudável para terceira idade

85% da população idosa do município é atendida

3 DE JUNHO DE 2026

Ubiratã profissionaliza reciclagem e aumenta renda dos trabalhadores

São recicladas 40 toneladas de resíduos que geram renda para associados

29 DE MAIO DE 2026

Corbélia é referência em reciclagem no Paraná

70% de todo o resíduo gerado na cidade é reciclado, muito superior à média nacional,...