O tema do ano do PGP-PR é: Educação fiscal e cidadania. Saber é poder, agir é transformar!

Em meio aos desafios econômicos e sociais enfrentados pelo Brasil, a educação fiscal emerge como um pilar fundamental para o desenvolvimento sustentável e a construção de uma sociedade mais consciente. Por meio da conscientização e do entendimento dos cidadãos sobre os tributos e suas aplicações, a educação fiscal desempenha um papel crucial na promoção da transparência, da responsabilidade fiscal e do fortalecimento da democracia.

A educação fiscal não se limita apenas ao conhecimento sobre impostos e taxas, mas abrange também a compreensão dos direitos e deveres de cada cidadão em relação à contribuição para o financiamento de serviços públicos essenciais, como saúde, educação, segurança e infraestrutura. É por meio desse conhecimento que os indivíduos podem exercer sua cidadania de forma plena e participativa.

Além disso, a educação fiscal também estimula o planejamento financeiro, tanto a nível individual quanto coletivo. Ao entender a importância do pagamento de impostos e sua relação com a qualidade dos serviços públicos, as pessoas tendem a se organizar melhor financeiramente e a contribuir de forma mais consciente para o desenvolvimento da sociedade como um todo.

Tema do ano Prêmio Gestor Público Paraná (PGP-PR)

Em 2024, o tema da 12ª edição do Prêmio Gestor Público Paraná (PGP-PR) é: Educação fiscal e cidadania. Saber é poder, agir é transformar! Serão reconhecidas iniciativas que ajudem as pessoas a entender sobre impostos, para que elas possam participar ativamente de uma sociedade mais justa e transparente.

“É uma oportunidade de, dentro do contexto dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), destacar duas questões muito importantes e valorizadas pelo fisco paranaense. A primeira delas é a Educação Fiscal, que é objeto de um tradicional e bem-sucedido projeto de educação realizado pelos servidores fiscais. Além disso, temos também a cidadania, que consiste em estimular a vertente do controle social. Buscamos incentivar os cidadãos a acompanhar de perto como o dinheiro público está sendo utilizado, observando a forma como os gestores estão administrando os recursos. Essa prática deve ser promovida pela própria gestão pública, visando uma maior transparência e participação da sociedade”, destacou Laerzio Chiesorin Junior, Coordenador-Geral do PGP-PR.

Mas além disso, projetos de todas as áreas da administração pública podem ser inscritos, até o dia 31 de maio.

Participe da 12ª edição do PGP-PR!

Relacionados

24 DE MAIO DE 2024

Cascavel reforça empreendedorismo feminino

Suporte financeiro é dado a mulheres que desejam abrir negócio...

17 DE MAIO DE 2024

Guarapuava otimiza atendimento médico com inteligência artificial

 Plataforma SARA faz com que teleconsultas tenham tempo de espera reduzido...

9 DE MAIO DE 2024

Guarapuava integra dados municipais em plataforma única

Portal GeoGuarapuava dispensa atuação in loco para obter informações...

26 DE ABRIL DE 2024

Maringá entrega moradias para população de baixa renda

Cerca de 800 famílias foram beneficiadas com o projeto...

20 DE ABRIL DE 2024

Paranavaí transforma cena cultural do município com projetos de comunicação

O projeto tem registrado um notável aumento na participação da comunidade, com eventos...