Plataforma SARA faz com que teleconsultas tenham tempo de espera reduzido

A resposta à elevada demanda de casos da Covid-19 no município de Guarapuava, na Região Central do Paraná, foi eficazmente abordada por meio do projeto Saúde Digital: Inteligência Artificial na Triagem, Monitoramento e Teleconsulta. Ele eliminou a sobrecarga do sistema de saúde local, beneficiando mais de 12 mil pacientes por meio da inteligência artificial.

A iniciativa utiliza uma plataforma virtual avançada, a Assistente Virtual SARA, para realizar triagens  automáticas, teleconsultas e monitoramento contínuo de pacientes usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) com Covid-19 e outras doenças crônicas.

A Secretária Municipal de Saúde, Chayane Andrade Ceroni, destaca: “A promoção da Saúde Digital em Guarapuava surgiu como uma das principais estratégias da gestão para posicionar o município como um modelo de atenção e inovação em saúde pública”.

Os resultados obtidos refletem um atendimento mais ágil e eficiente, prevenindo agravamentos de quadros de saúde e reduzindo filas nos serviços de urgência. As metas do projeto incluem o aumento em 100% do uso de serviços de saúde on-line e a realização de 500 consultas de telemedicina por mês.

Iniciado em 2021, o projeto demandou um investimento de R$ 4 milhões, provenientes de programas federais e recursos municipais. Além de aprimorar o acesso aos cuidados de saúde, essa iniciativa representa um marco na aplicação de tecnologias avançadas para otimizar recursos e serviços públicos, assegurando atendimento de qualidade e gratuito aos cidadãos de Guarapuava.

Os bons resultados garantiram ao projeto o Certificado de Reconhecimento do Prêmio Gestor Público Paraná (PGP-PR) 2023, uma das premiações mais importantes desse segmento no país. Mais informações sobre esse projeto e outras iniciativas premiadas no PGP-PR, você encontra no nosso Banco de Projetos.

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