Portal GeoGuarapuava dispensa atuação in loco para obter informações

A dificuldade de acesso às informações municipais por parte da gestão pública impulsionou o município de Guarapuava, na Região Centro Sul do Paraná, a criar o projeto GeoGuarapuava. Ele visa simplificar a obtenção de dados e outros documentos essenciais, reduzindo em 90% a necessidade de visitas in loco à prefeitura.

Desenvolvido pela Secretaria Municipal de Planejamento Urbano, liderada por Adenilson de Camargo Lustosa, o GeoGuarapuava é um portal que integra diferentes secretarias municipais. “Criamos uma infraestrutura digital que atende várias demandas da população, integrando aplicações web em um único hub“, explica. O portal é alimentado diretamente pelos sistemas das secretarias, mantendo as informações sempre atualizadas.

O projeto, está operando há três anos e já alcança uma média de 240 acessos diários, evidenciando sua utilidade e crescente popularidade. “Zeramos a demanda de ir à prefeitura para a maioria dos documentos, como consultas prévias e zoneamento”, destaca Lustosa, ressaltando a eficácia do sistema.

A Engenheira de Projetos da Prefeitura Municipal, Monica Rodrigues Brisolla Rubio, reforça a importância do GeoGuarapuava: “É um avanço significativo na gestão pública, trazendo agilidade e transparência para o atendimento das necessidades dos cidadãos”, disse. 

Com um orçamento total de R$ 1,3 milhão, o projeto tem novas metas para 2024, como o de integrar outros aplicativos e sistemas. Além disso, já demonstrou resultados tangíveis, consolidando-se como um modelo de eficiência e inovação na gestão pública.

Os bons resultados garantiram ao projeto o Troféu Prêmio Gestor Público Paraná (PGP-PR) 2023, uma das premiações mais importantes desse segmento no país. Mais informações sobre esse projeto e outras iniciativas premiadas no PGP-PR, você encontra no nosso Banco de Projetos.

Relacionados

24 DE MAIO DE 2024

Inscreva seu projeto no PGP-PR até o dia 31 de maio

Inscrições para 12ª edição da premiação estão chegando ao fim...

24 DE MAIO DE 2024

Cascavel reforça empreendedorismo feminino

Suporte financeiro é dado a mulheres que desejam abrir negócio...

17 DE MAIO DE 2024

Guarapuava otimiza atendimento médico com inteligência artificial

 Plataforma SARA faz com que teleconsultas tenham tempo de espera reduzido...

8 DE MAIO DE 2024

Maio Amarelo promove segurança no trânsito e gentileza nas estradas

Maio é o mês dedicado à conscientização sobre segurança no trânsito, conhecido...

30 DE ABRIL DE 2024

Inscrições do PGP-PR entram na reta final

É uma oportunidade para os gestores públicos mostrarem os projetos desenvolvidos nos...

26 DE ABRIL DE 2024

Avaliadores do PGP-PR recebem treinamento do Sebrae

Foi aprofundado o conhecimento sobre o Prêmio Sebrae “Prefeitura Empreendedora” e...