A 13ª edição do Prêmio Gestor Público Paraná (PGP-PR) já começou e traz um tema fundamental para o desenvolvimento de uma sociedade mais justa: Acessibilidade e Inclusão. Promovido pelo Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita do Estado do Paraná (Sindafep), o PGP-PR é uma das principais premiações do país voltadas à valorização de boas práticas na administração pública municipal. Mais do que premiar, o objetivo do projeto é incentivar a inovação, promover impacto social e alinhar a gestão pública aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.

Um olhar para todos

Neste ano, o PGP-PR convida os gestores públicos paranaenses a apresentarem projetos que garantam o direito de todos os cidadãos de viver com dignidade, autonomia e igualdade. A ideia é fomentar ações que promovam o acesso universal a espaços, informações, serviços e oportunidades — sem barreiras.

A acessibilidade vai além de rampas e elevadores. O conceito abrange, por exemplo:

  • Acessibilidade digital: garantindo que todos possam navegar, se comunicar e se informar em ambientes virtuais.
  • Inclusão no mercado de trabalho: criando políticas que facilitem a empregabilidade de pessoas com deficiência.
  • Transporte público adaptado: com veículos e pontos acessíveis.
  • Políticas públicas eficazes: que assegurem a participação plena e o protagonismo de todos os cidadãos, independentemente de suas condições físicas, sensoriais ou intelectuais.

Inscrições abertas

As inscrições para o PGP-PR já estão abertas e projetos de todas as áreas da administração pública podem participar. Os gestores interessados podem inscrever suas iniciativas pelo site www.pgp-pr.org.br.

Relacionados