O programa Corra Maringá tem 9 anos e mais de 600 pessoas já participaram da iniciativa

Em um levantamento realizado na cidade de Maringá, foi possível perceber que o município é plano, com ótima infraestrutura, áreas verdes, parques, áreas de lazer e pistas para serem realizadas corridas e caminhadas. A Secretaria de Esportes e Lazer, propôs então, oferecer à população a oportunidade da prática de exercícios físicos e para que isso fosse possível, foi criado o projeto “Corra Maringá”, a iniciativa utiliza as academias da terceira idade, distribuídas por toda a cidade, em pontos estratégicos de grande fluxo de pessoas.

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística IBGE, em 2019, uma em cada quatro pessoas de 18 anos ou mais anos de idade no Brasil estava obesa, o equivalente a 41 milhões de pessoas. Já o excesso de peso atingia 60,3% da população de 18 anos ou mais de idade, o que corresponde a 96 milhões de pessoas, sendo 62,6% das mulheres e 57,5% dos homens. Para tentar reverter essa situação em Maringá, o programa oferece treinamentos específicos com profissionais de educação física sobre corrida de rua, e utiliza os aparelhos da academia como recurso para a manutenção de força para as corridas.

Estudos apontam que uma corrida leve é capaz de diminuir o peso relativo corporal. Para aprimorar esses resultados, vários participantes utilizam os serviços de assessoria desportiva, recebem instruções para o treinamento e aprendem técnicas de corrida para melhorar a forma e o condicionamento físico. Os métodos aplicados são embasados em conceitos do âmbito das ciências do esporte, da educação física, da cinesiologia, da biomecânica e da fisiologia.

A organização notou a presença não apenas de idosos, mas também de pessoas mais jovens, que praticam as atividades, com orientação médica, ou simplesmente pelo interesse em realizar exercícios ao ar livre.

O programa Corra Maringá tem 9 anos e mais de 600 pessoas já participaram da iniciativa.
Os bons resultados garantiram ao projeto o Certificado de Reconhecimento do Prêmio Gestor Público Paraná (PGP-PR) 2016, uma das premiações mais importantes desse segmento no país.

Mais informações sobre esse projeto e sobre outras iniciativas premiadas no PGP-PR, você encontra no nosso Banco de Projetos.

Relacionados

9 DE MAIO DE 2024

Guarapuava integra dados municipais em plataforma única

Portal GeoGuarapuava dispensa atuação in loco para obter informações...

26 DE ABRIL DE 2024

Maringá entrega moradias para população de baixa renda

Cerca de 800 famílias foram beneficiadas com o projeto...

20 DE ABRIL DE 2024

Paranavaí transforma cena cultural do município com projetos de comunicação

O projeto tem registrado um notável aumento na participação da comunidade, com eventos...