A Inclusão da Cooperativa de Catadores do Município de Carambeí-PR na Educação Ambiental, Gestão e Tratamento dos Resíduos Sólidos Urbanos: Uma Alternativa de Economia Solidária e Mobilização Social foi o projeto contemplado com um dos troféus Prêmio Gestor Público na segunda edição do PGP-PR.
Em 2014, os gestores do município de Carambeí incluíram os catadores de materiais recicláveis e reutilizáveis na gestão e tratamento dos resíduos sólidos urbanos da cidade. A ação permitiu a mobilização social por meio da educação ambiental e em conformidade com os princípios da economia solidária.
A iniciativa visa ofertar capacitações e Educação de Jovens e Adultos (EJA) para os catadores dentro do Centro de Triagem e Compostagem de Resíduos Sólidos (CTCRS), a fim de facilitar seu acesso à educação básica e ao ensino profissionalizante. Ainda no Centro, são ofertadas atividades de gestão de resíduos sólidos para valorizar o trabalho dos catadores e melhorar as condições de desempenho.
A formação de cidadãos éticos, crítico-reflexivos, responsáveis e atuantes no meio socioambiental também faz parte dos objetivos do projeto, que busca sensibilizar a população sobre a importância da separação dos resíduos diante das consequências ao meio ambiente.
Além dos próprios catadores, também são envolvidos pelo projeto alunos, educadores e a sociedade em geral.

Cooperação
Baseada na Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) e no Decreto 7.404/2010, a prefeitura de Carambeí implementou o projeto para fazer a inclusão da Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis (COOPAM) na gestão desses resíduos no município. 
Atualmente, a Cooperativa possui um contrato para prestar o serviço de coleta seletiva municipal, porém é necessária a separação adequada já na fonte geradora dos resíduos – a população – para que possa processar e comercializar esse material posteriormente. 
Diante da falta de cuidado dos habitantes na separação do lixo, foi identificada a necessidade de sensibilizar a população por meio da educação ambiental. Um dos públicos-alvo nesta iniciativa foram os alunos da rede de ensino. 
Os gestores municipais também observaram que os catadores não são vistos, por uma parcela da sociedade, como agentes ecológicos que atuam em prol do meio ambiente e da saúde pública. Com esse levantamento foram desenvolvidas ações de valorização desses trabalhadores.

Impacto positivo
O projeto desenvolvido pela prefeitura de Carambeí, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, trouxe impactos positivos tanto para o meio ambiente e para a sociedade quanto para as condições de trabalho dos catadores.
Ao reconhecer a importância da Cooperativa, foi concedido o uso do Centro de Triagem e Compostagem de Resíduos Sólidos – evitando despesas com locação de espaço físico – e recursos para aquisição de novos equipamentos e um caminhão, para que as atividades aconteçam com maior agilidade e segurança.
A eficiência da triagem e do processamento dos materiais recicláveis e reutilizáveis com novos equipamentos e tecnologias melhorou significativamente, o que resultou no aumento da produção. 
Com o trabalho de sensibilização nas instituições de ensino e na comunidade, houve aumento na quantidade de materiais recicláveis recolhidos na coleta seletiva. A população tem separado o lixo direto na fonte. 
Quanto à educação ambiental, o projeto envolveu as instituições de ensino e a comunidade, conscientizando-as quanto à coleta seletiva e às diretrizes da Política Nacional de Resíduos Sólidos. 
Nas escolas foram feitos concursos relacionados a temas como a não geração, redução, reutilização, reciclagem, tratamento dos resíduos sólidos e disposição ambientalmente adequada dos rejeitos. 
Quanto aos aspectos sociais e ambientais, os projetos desenvolvidos pelos alunos e a Conferência Escolar de Desenvolvimento Sustentável contribuíram para a formação crítica e reflexiva das crianças.
Diante dos impactos positivos nas mais variadas esferas, é notável que o município está seguindo o caminho para alcançar o desenvolvimento sustentável.

Relacionados

21 DE ABRIL DE 2024

Bom Gestor Público: iniciativas que transformam a vida dos cidadãos

Ao longo do ano, as pílulas são veiculadas na AERP e disponibilizadas para rádios dos...

16 DE ABRIL DE 2024

Sistema interno do PGP-PR está passando por melhorias

Apesar da manutenção do sistema de inscrição, a organização está garantindo que os...

11 DE ABRIL DE 2024

PGP-PR tem cinco novos troféus

Os troféus estão alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da...