Tema do Ano destaca a importância da acessibilidade e inclusão nas cidades

Nesta terça-feira (21), foi realizada a Cerimônia de Encerramento da 13ª edição do Prêmio Gestor Público Paraná (PGP-PR). No evento que foi realizado na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), 35 iniciativas da gestão pública municipal foram premiadas. Considerando o consórcio premiado, foram 46 prefeituras homenageadas. Na solenidade, estiveram presentes lideranças estaduais, assim como prefeitos de todas as regiões do estado. 

Compuseram a mesa da Sessão Solene: o presidente da Alep, deputado estadual Alexandre Curi; o Secretário de Estado da Fazenda, Norberto Ortigara; o Secretário de Estado do Trabalho, Qualificação e Renda, Paulo Rogério de Carmo; o presidente do Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita Estadual do Paraná (Sindafep), Fernades dos Santos; o Coordenador-Geral da premiação, Osmar de Araújo Gomes; a Diretora da Receita Estadual do Paraná, Suzane Aparecida Gambetta Dobjenski; o Procurador-Geral do Ministério Público de Contas do Estado do Paraná, Gabriel Guy Léger; o presidente da Associações de Municípios do Paraná (AMP), Marcel Micheletto; e a 2ª secretária da Alep, deputada Maria Victoria.

Estiveram também presentes na premiação: o Vice-Governador do Estado, Darci Piana; o presidente da Câmara Municipal de Curitiba, Tico Kuzma; o Líder do Governo na Alep, deputado Hussein Backer; os deputados Fabio Oliveira, Marcio Pacheco e Dr. Leônidas; e o assessor parlamentar Rodrigo Tasses, representando o deputado Gugu Bueno, 1º Secretário da Alep. 

O Paraná é uma referência para o Brasil

“A Assembleia tem estimulado políticas inovadoras para o desenvolvimento dos municípios e, claro, o nosso principal objetivo é a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos. […] Ao lado do Governo do Estado, nós estamos priorizando a descentralização da saúde, o avanço da segurança, estão sendo feitos grandes investimentos nos municípios do Paraná, que estão ajudando na transformação dessas cidades. Nós temos valorizado muito a eficiência e a inovação na gestão municipal. Em nome dos 54 deputados estaduais, parabenizo todos os prefeitos e prefeitas que estão sendo premiados hoje. São 137 projetos homologados, 35 projetos premiados, mostrando o exemplo que o Paraná dá para o Brasil. Um Estado inovador, um Estado sustentável, um Estado tecnológico, um Estado que tem o maior crescimento econômico do Brasil, um Estado que está em pleno emprego, um Estado que tem hoje a maior parceria da sua história com os prefeitos e prefeitas do Paraná. Parabéns, viva os nossos prefeitos!”, celebrou o presidente da Casa, Alexandre Curi.

“É nos municípios que nós vivemos, é ali que as transformações ocorrem, porque é graças ao trabalho incansável de cada um de vocês e da gigantesca equipe que compõem certamente as administrações municipais que nós temos todo esse sucesso, relatado pelo presidente da Assembleia, no Estado do Paraná, que hoje é um exemplo para o Brasil. […] Agradeço a todos aqueles que participaram, à nossa equipe de Auditores Fiscais, aos avaliadores e à toda a Comissão Técnica de Julgadores que chegaram ao resultado dos que serão premiados hoje. Meu agradecimento a cada um de vocês que estão aqui hoje conosco para prestigiar aqueles que fizeram a história do Prêmio Gestor de 2025!”, complementou o presidente do Sindafep, Fernades dos Santos.

“Nós enxergamos muitos exemplos fantásticos de boa gestão local, entrosamento da liderança eleita com a sua comunidade, compreendendo e fazendo compreender também que nem tudo se resolve em um estalar de dedos. Nem todos os problemas acumulados se resolvem em um curto mandato, mas é possível demonstrar empatia, demonstrar iniciativas que possam pouco a pouco superar já faz uma grande diferença”, discursou o Secretário de Estado da Fazenda, Norberto Ortigara.

Importância dos projetos para os cidadãos

“É uma noite muito importante para nós, com essa sinergia entre a Receita Estadual, a Assembleia Legislativa e os municípios do Paraná. […] Eu só queria dizer que além de vocês, que serão agraciados com o prêmio, todos os projetos são importantes. E quem receberá o prêmio, na verdade, é o cidadão paranaense com esses projetos brilhantes que vocês trouxeram. Eu parabenizo a todos vocês, mas tenho certeza que quem sairá vencedor é o povo do Paraná!”, pontuou a Diretora da Receita Estadual do Paraná, Suzane Aparecida Gambetta Dobjenski.

Relevância do PGP-PR para os prefeitos e os gestores municipais

“Quero saudar meus amigos prefeitos e prefeitas, secretários municipais que vieram e que também são protagonistas, que nos ajudam a ter esse prêmio, são eles que carregam o piano. Nós ganhamos e dedicamos esse prêmio a todos os servidores públicos municipais. […] Ser prefeito é cuidar da sua gente, é mudar a vida das pessoas, é trazer qualidade de vida, é ser inspiração para o seu povo, fazer com paixão e sentimento. […] Esse aqui é o Oscar da Municipalidade. Há 13 anos, todo mundo quer ganhar esse prêmio, e olha que eu sou prefeito pela terceira vez. Todos os anos nós tentamos melhorar cada vez mais para mostrar que estamos no caminho certo como prefeitos. Nós somos inspiração e nós temos que, no ano que vem, tentar novamente voltar aqui para ser diferente, para ser mais, todos os anos. […] Quem recebe esse prêmio está no caminho certo!”, discursou emocionado o presidente da AMP, Marcel Micheletto.

 

Tema do Ano

O tema da 13ª edição foi a “Acessibilidade e Inclusão – O espaço público com dignidade para todos os cidadãos”. A acessibilidade vai além de adaptações físicas, como rampas e elevadores. Envolve também a acessibilidade digital, a inclusão no mercado de trabalho, a adaptação de transportes públicos e a implementação de políticas públicas que assegurem autonomia e participação plena na sociedade.

“Nesta edição, tivemos o privilégio de mergulhar em um tema de profunda relevância e impacto social. Este tema não é apenas uma diretriz, é um chamado à ação, um lembrete constante que a verdadeira gestão pública se mede pela capacidade de garantir que nenhum cidadão seja deixado para trás. […] Os projetos que hoje celebramos são prova viva de que é possível transformar nossas cidades em ambientes onde a dignidade é a regra e não a exceção. Gostaria de destacar de maneira muito especial, a importância e a sensibilidade dos projetos voltados para inclusão de crianças com transtorno do espectro autista (TEA). […] A inclusão de crianças com TEA não é apenas um ato de dignidade, mas um investimento fundamental no potencial humano, na diversidade e na construção de uma sociedade mais acolhedora e compreensiva para todos”, reforçou o Coordenador-Geral da premiação, Osmar de Araújo Gomes.


C
onfira os vencedores do 13º Prêmio Gestor Público Paraná

Troféus 

  • Melhor do Ano e 1º lugar de Educação: Sementinha da Inclusão – Mercedes
  • 2º lugar de Educação: Legislar o futuro, cultivando lideranças – Maringá
  • 1º lugar de Acessibilidade e Inclusão: Clínica Escola Juditha Paludo Zanuzzo (CETEA) – Cascavel
  • 2º lugar de Acessibilidade e Inclusão: Centro Multidisciplinar TEA – Assis Chateaubriand
  • 1º lugar de Assistência Social: Procedimento Auxiliar de Credenciamento Compartilhado para a oferta do Serviço de Acolhimento Institucional para as Mulheres Vítimas de Violência – Consórcio Metropolitano de Saúde do Paraná (Comesp)
  • 2º lugar de Assistência Social: Espaço Vida – Florir Toledo – Toledo
  • 1º lugar de Desenvolvimento Econômico: Programa de Melhoramento Genético – Pérola
  • 2º lugar de Desenvolvimento Econômico: Pato Tech – Escola de Inovação – Pato Branco
  • 1º lugar de Sustentabilidade: Caminho de São Miguel Arcanjo – Prudentópolis 
  • 2º lugar de Sustentabilidade: Raízes do Futuro: Ivaiporã, coração verde do Paraná – Ivaiporã
  • 1º lugar de Tecnologia e Inovação: Muralha Digital – CIOSP – Campo Largo
  • 2º lugar de Tecnologia e Inovação: Descomplicando Acessos – Consultório Virtual de Especialidades de Pinhais – Pinhais
  • 1º lugar de Saúde: Cannabis no SUS: Saúde em Mandaguari – Mandaguari
  • 2º lugar de Saúde: Implantação Unidade Cuidados Prolongados – Nova Tebas

O Comesp engloba os seguintes municípios: Agudos do Sul, Almirante Tamandaré, Araucária, Balsa Nova, Bocaiúva do Sul, Campina Grande do Sul, Campo Largo, Campo Magro, Cerro Azul, Contenda, Doutor Ulysses, Fazenda Rio Grande, Guaratuba, Itaperuçu, Lapa, Mandirituba, Matinhos, Piên, Pinhais, Piraquara, Pontal do Paraná, Quatro Barras, Rio Branco do Sul, Tijucas do Sul e Tunas do Paraná.

Certificados de Reconhecimento

  • Acesso ao ensino superior: cursinho professora Sara Furquim e transporte inter universitário – Rio Branco do Sul
  • AudTech ITBI – Maringá
  • Combate ao Abuso e Exploração Sexual Infantil – Nova Esperança
  • Cuidar de Quem Cuida: A Voz do Servidor – Sarandi
  • Desenvolvimento sustentável com responsabilidade social e ambiental – Ubiratã – Ubiratã 
  • Educação: Consumo Consciente na Infância – Maringá
  • Equidade e Transparência no Processo de Regulação – Prudentópolis
  • Equoterapia – Almirante Tamandaré Para Todos! – Almirante Tamandaré
  • Gabinete Itinerante – São Pedro do Ivaí
  • Leitura Mágica – Campo Largo
  • Libras nas Escolas – Apucarana
  • Mostra Histórico Cultural de Cascavel – do passado ao presente – Cascavel
  • Prefeitura na Rua – Toledo
  • Programa da Agricultura Sustentável de Ortigueira (PAS – Ortigueira) – Ortigueira
  • Programa municipal “Novos Horizontes: primeiros passos” de apoio e incentivo à vida autônoma a adolescentes e jovens acolhidos – Assis Chateaubriand
  • Projeto Horizontes PcD – Emprego Apoiado – Pinhais
  • Quatro Pontes Cultivando a Saúde e a Felicidade na Terceira Idade! Exercício, Alimentação e Bem-Estar – Quatro Pontes
  • Recicla Corbélia – Corbélia
  • Satélite Cultural – Ponta Grossa
  • Saúde Materno Infantil – Paraíso do Norte
  • Violeiros e Sanfoneiros 60+ – Cascavel

Apoiadores e patrocinadores

A premiação é uma iniciativa do Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita Estadual do Paraná (Sindafep), com participação especial da Assembleia Legislativa do Estado do Paraná (Alep) e da Escola Legislativa do Paraná. 

Além disso, conta com o apoio técnico do Ministério Público de Contas (MPC-PR) e com o patrocínio da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) e do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR). Os apoiadores são: Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná (AERP); Associações de Municípios do Paraná (AMP); Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná (Celepar); Conselho Regional de Economia do Paraná (Corecon PR); Conselho Regional de Administração do Paraná (CRA-PR); Fomento Paraná; Ordem dos Advogados do Brasil – Seção do Paraná (OAB/PR); Programa de Pós-Graduação em Planejamento e Governança Pública (PGP); Secretaria da Fazenda; Receita Estadual do Paraná, Sindicato dos Servidores Públicos da Administração Tributária do Estado do RS (Sindifisco-RS) e Universidade Livre do Meio Ambiente (Unilivre).

Relacionados