O tratamento dentário oferecido aos moradores de Apucarana está mais eficiente, humanizado e acessível à população da cidade. Isso porque o projeto Implantando Sorrisos, Aumentando a Autoestima está reabilitando pessoas que necessitam de próteses totais ou unitárias por meio de implantes dentários. O tratamento e a reabilitação de pessoas sem dentes é de extrema importância para a melhora da saúde e da autoestima.

Desde 2015, quando o projeto foi implementado, ele alcançou um expressivo resultado: foram 2.082 pessoas reabilitadas, o equivalente a 13,92% da população com mais de 60 anos de idade, sendo instalados 10.410 implantes e 930 próteses.

A meta alcançada até o momento é de 74,73% do total de 2.786 pacientes que serão assistidos até o fim de 2018. Nos atendimentos realizados na 22ª Regional de Saúde, entre março e julho de 2017, foram atendidos 1.655 pacientes com a instalação de mais de 5 mil implantes.

No Brasil, 11% da população perdeu toda a dentição e, dentre as pessoas com 60 anos ou mais, 41,5% já perderam todos os dentes.

Em Apucarana, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), existem 27.863 pessoas que necessitam de alguma intervenção para melhora das funções mastigatórias. O projeto está de acordo com as diretrizes e princípios do Sistema Único de Saúde (SUS) – Universalidade e Integralidade do cuidado com a população – e contribui para a redução da fila de espera por próteses dentárias.

Região ao redor de Apucarana também é atendida

Desde fevereiro de 2017, a Autarquia Municipal de Saúde de Apucarana ampliou o serviço de implantodontia para a região da 22ª Regional de Saúde de Ivaiporã (que conta com 16 municípios) e demais municípios do Vale do Ivaí.

Fonte: PGP-PR

Relacionados

3 DE DEZEMBRO DE 2025

PGP-PR 2026 anuncia tema da 14ª edição: Transporte e Mobilidade Urbana

O PGP-PR tem a satisfação de apresentar o tema oficial da sua 14ª edição: Transporte...

4 DE NOVEMBRO DE 2025

Novembro Azul: saúde e prevenção também fazem parte da boa gestão pública

O Novembro Azul é o mês dedicado à conscientização sobre a saúde do homem e à...

28 DE OUTUBRO DE 2025

Dia do Servidor Público: valorização e reconhecimento

O Dia do Servidor Público, celebrado em 28 de outubro, é uma oportunidade para...

22 DE OUTUBRO DE 2025

13ª edição do Prêmio Gestor Público Paraná homenageia 46 prefeituras

Tema do Ano destaca a importância da acessibilidade e inclusão nas cidades...

16 DE OUTUBRO DE 2025

Presidentes Eleitos do Sindafep e IGPPR convidam Delegada da Receita Estadual para Cerimônia de Encerramento do PGP-PR

Os presidentes eleitos do Sindafep, Lindolfo Timm, e do IGPPR, Osmar de Araújo Gomes,...

16 DE OUTUBRO DE 2025

Diretoria do Sindafep reúne-se com Secretário da Fazenda e entrega convite para Cerimônia de Encerramento do PGP-PR

Durante o encontro, foram entregues convites para a Cerimônia de Encerramento do Prêmio...