No período de 3 a 14 de maio, o Sindafep participou de uma ação de educação fiscal e de atendimento sobre questões do fisco na 46ª Exposição Feira Agropecuária, Industrial e Comercial de Maringá (Expoingá). A iniciativa foi feita em parceria com a Receita Estadual do Paraná e incluiu atendimento e plantão para tirar as dúvidas dos visitantes que passaram pelo evento. A Expoingá é um dos maiores eventos do estado, e recebe mais de 500 mil pessoas anualmente.
Entre os serviços oferecidos para a população, estiveram consultas e orientações sobre quitação de débitos do ICMS e do IPVA; atendimento sobre o programa Nota Paraná; diretrizes sobre emissão de Nota Fiscal de Produtor Rural; e a divulgação da 6ª edição do Prêmio Gestor Público Paraná (PGP-PR), organizada pelo Sindafep, que está com as inscrições abertas até o dia 31 de julho.
O vice-presidente sindical do Sindafep, Marco Aurélio Amaral Petrocini, destacou a importância desse tipo de ação para o fortalecimento de uma consciência fiscal coletiva na sociedade. “Muitas vezes, as pessoas deixam de receber valores a que têm direito ou de fazer procedimentos que facilitariam a vida delas por não terem acesso àquela informação. Por isso esses plantões são fundamentais”, explicou.
Plantão do Sindafep também oferece educação fiscal para crianças
Os adultos não foram os únicos beneficiários do estande organizado pela Receita Estadual e peloSindafep. As crianças que passaram pelo evento também puderam participar de uma brincadeira cheia de aprendizados. Trata-se da Vendinha do Fisco, oficina lúdica oferecida pelo Sindafep em eventos, feiras e na colôniade férias da entidade em Guaratuba desde o ano 2000.
Além de se divertirem, os pequenos também puderam aprender a importância de pedir a nota fiscal ao efetuar uma compra, o que é e para que serve o orçamento público e para onde vão os impostos pagos pela mamãe e pelo papai. Os participantes também assistiram a vídeos sobre cidadania fiscal e ganharam kits com material escolar e gibis educativos.
Para Petrocini, as informações sobre o sistema tributário e fiscal oferecidas para as crianças têm uma importância gigantesca para o futuro do país. “São processos cotidianos simples que fazem uma diferença imensa na cultura fiscal do povo brasileiro. E a melhor parte é que eles absorvem esse aprendizado enquanto brincam”, contou.
A 46ª edição da Expoingá foi realizada na semana de comemoração do aniversário da cidade, que acontece em 10 de abril. Estima-se que cerca de 15 mil pessoas tenham passado pelo estande durante a feira.
Fonte: Sindafep