O projeto “Segurança e Prevenção nas Unidades Escolares – Brigadas de Incêndio” da Prefeitura de Ponta Grossa, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação (SME), foi reconhecido como um dos melhores do estado pelo prêmio Gestor Público Paraná 2014. Após o reconhecimento, a SME espera agora conseguir chegar a 100% o índice de capacitação dos profissionais da educação municipal no que se refere a segurança e as brigadas de incêndio.
“Hoje já temos 70% dos profissionais das escolas municipais capacitados com essa formação em segurança e prevenção no ambiente escolar. Queremos que esse número chegue a 100% até o final do ano. Temos nossas 130 escolas preparadas para atuar de forma segura em casos de incêndio, além de equipe capacitada para orientação dos alunos e primeiros socorros”, apontou o Técnico de Segurança do Trabalho e coordenador do projeto, Francisco Barros.
O trabalho é desenvolvido pela Secretaria de Educação desde 2013, após a Norma de Procedimento Técnico (NPT) 017 do Corpo de Bombeiros. As atividades do programa incluíram ainda a adequação dos projetos de prevenção de Incêndio, a compra de 4.200 placas de sinalização de emergência, recarga dos extintores, formação para os funcionários sobre o uso correto dos equipamentos de proteção, e implantação das Brigadas de Incêndio em todas as escolas e dependências administrativas da Secretaria Municipal de Educação (SME).
O treinamento também consiste na realização de simulações nas escolas, duas vezes por mês, para que professores, alunos e equipe técnica estejam preparados para agir em situações reais.

Relacionados

4 DE NOVEMBRO DE 2026

Novembro Azul: prevenção é um ato de cuidado

Cuidar da saúde vai além de uma campanha. É estar atento aos sinais do corpo, manter...

3 DE NOVEMBRO DE 2026

Prêmio Gestor Público Paraná reconhece iniciativas municipais em cerimônia na Assembleia Legislativa do Paraná

Solenidade será realizada em 10 de novembro e reconhecerá projetos que contribuem para...

28 DE OUTUBRO DE 2026

Presidente do Instituto Sindafep e Diretoria Executiva do Sindafep realizam visita ao presidente da Alep

Representantes das entidades entregaram convite para Cerimônia de Premiação

28 DE OUTUBRO DE 2026

Dia do Servidor Público: eles transformam e constroem um Paraná melhor todos os dias

O PGP-PR registra sua homenagem a todos os profissionais que, com dedicação,...

17 DE OUTUBRO DE 2026

Dia da Agricultura: projetos do Paraná fortalecem o campo e impulsionam o desenvolvimento

Este é um chamado para reconhecermos a importância do campo para a economia, o...

6 DE OUTUBRO DE 2026

Dia do Prefeito: governar é cuidar!

Nós reconhecemos e homenageamos todos os prefeitos que trabalham pelo desenvolvimento de...