Coleta Seletiva nem tudo é lixo! Pense. Separe. Recicle e Coopere - PAG 23Para garantir que os materiais recicláveis gerados em Santa Terezinha de Itaipu sejam destinados ao lugar adequado, o município criou o programa Coleta Seletiva: nem tudo é lixo! Pense. Separe. Recicle e Coopere, que busca melhores condições de trabalho aos catadores, estimula a coleta seletiva e aumenta a vida útil do aterro sanitário municipal. Em 2016, o projeto obteve um Troféu Prêmio Gestor Público Paraná.

A coleta é realizada de porta em porta com o apoio de dois motoristas, quatro coletores terceirizados e quatro catadores. As atividades acontecem na área urbana e rural. A separação e a prensa dos resíduos são feitas pelos catadores da Associação dos Catadores de Resíduos Recicláveis de Santa Terezinha de Itaipu (Acaresti). Os trabalhadores do projeto recebem cursos de capacitação, boas práticas de convivência, incentivo à economia solidária, sempre na perspectiva do desenvolvimento sustentável.

Coleta

A geração de resíduos pela população acompanhou o crescimento da cidade. São 342 toneladas mensais coletadas no município. Antes do projeto, os catadores coletavam apenas 13 toneladas, sendo que apenas cinco toneladas eram recicláveis. Após a implantação, 200 pessoas conseguem sustentar suas famílias por meio do trabalho na Acaresti.

A renda dos catadores aumentou de R$ 450 ao mês para R$ 1.500. Os trabalhadores deixaram de realizar coleta nas ruas, para atuar na separação dos materiais recicláveis. O município também realiza o trabalho de conscientização dos moradores, para garantir maior adesão ao projeto. Desde o início, 70% do lixo produzido em todo o município é separado. Até o final de 2016, os organizadores do projeto esperavam recolher aproximadamente 100% do lixo, o que representaria 150 toneladas de lixo ao mês.

Fonte: PGP-PR

Relacionados

3 DE JUNHO DE 2026

Junho Vermelho: doe sangue, salve vidas!

Os estoques dependem exclusivamente da solidariedade dos doadores e frequentemente sofrem...

1 DE JUNHO DE 2026

Estamos no mês do fim das inscrições da 14ª edição do PGP-PR 2026 

As inscrições vão até o dia 30 de junho

21 DE MAIO DE 2026

Gestão Inteligente para Cidades: como a tecnologia está transformando a gestão pública no Brasil

As cidades inteligentes deixaram de ser apenas um conceito futurista para se tornarem...

13 DE MAIO DE 2026

PGP-PR renova parceria com OAB-PR

No encontro, foi apresentado o relatório do PGP-PR 2025 

11 DE MAIO DE 2026

Curitiba lidera ranking de tempo perdido no trânsito; até São Paulo está melhor

Curitiba lidera o ranking de tempo perdido no trânsito entre grandes cidades...

7 DE MAIO DE 2026

Sindafep e Instituto Sindafep prestigiam  posse de Gabriel Guy Léger ao cargo de Procurador-Geral do MPC-PR

Presidente do Instituto Sindafep, Osmar de Araújo Gomes, foi o responsável por...