Página 35Iniciado em agosto de 2013, o projeto Teia da Cidadania – O Uso Sustentável da Preservação dos Recursos Naturais no Contexto Sociocultural, Muda a Rotina dos Assaienses foi agraciado com Certificado de Reconhecimento da terceira edição do PGP-PR.

O projeto é estratégia da administração de Assaí para lidar com as preocupantes questões sobre meio ambiente, gestão de renda e sustentabilidade.

Preservação

O município é referência de agricultura para outras regiões. Diante disso, existe a dificuldade de preservação do meio ambiente, já que o uso desenfreado de agrotóxicos é agravante, causando prejuízos à saúde humana e à natureza. O foco da Teia da Cidadania é conscientizar os habitantes para que se preocupem com a degradação ambiental.

Feira

Com o objetivo de investigar e repensar as relações da sustentabilidade das atividades humanas, o projeto envolve produtores rurais e artesãos, criando vínculos com a sociedade. Dessa forma, o meio ambiente é preservado. O eixo é a proteção do meio ambiente, desde o plantio dos produtos, passando pela sua colheita, pela manufatura dos artesanatos, e indo até sua comercialização na feira realizada semanalmente em frente à Igreja Matriz de Assaí. Nela são vendidos diversos alimentos – como pães, frutas e verduras –, artesanatos e flores. A ação gera trabalho e renda, além de integrar as famílias da área rural.

Conscientização

O respeito ao meio ambiente e à sustentabilidade estão vinculados ao foco da Teia da Cidadania. Aliados a essas noções, também estão os investimentos que devem ser efetuados na propriedade agrícola, na organização e planejamento de ações coletivas sobre as barracas utilizadas na feira e na capacitação com cursos sobre sistema de produção de alimentos e consumo sustentável, cuidados com a água e otimização de recursos.A iniciativa trouxe impactos positivos para a conscientização dos habitantes sobre o meio ambiente e levou produtos sem agrotóxicos aos consumidores. Como resultado, não apenas produtores rurais e artesãos, como também toda a população de Assaí é beneficiada.

Fonte: SINDAFEP

Relacionados

4 DE FEVEREIRO DE 2026

IGPPR assume realização do PGP-PR e amplia impacto da boa gestão municipal

Novo instituto fortalece governança, amplia parcerias e consolida premiação como...

2 DE FEVEREIRO DE 2026

Sindafep e TCE-PR reafirmam aliança estratégica, com foco na 14ª edição do PGP-PR e no fortalecimento do Instituto de Gestão Pública do Paraná

Lideranças do Sindafep e do IGPPR reúnem-se com a Presidência do TCE-PR para...

27 DE JANEIRO DE 2026

Bonde Urbano Digital inicia operação completa e empolga passageiros da RMC

Com a conclusão das adequações no terminal de Pinhais, o sistema passa agora a atender...

27 DE JANEIRO DE 2026

Cooperação internacional municipal é pauta no webinar da Sister Cities Brazil 

Na ocasião será apresentado o case Guimarães, responsável por transformar uma cidade...