Banco de Projetos

Tecnologias sociais implantadas pelo Projeto Semeando Saberes como alternativa para o saneamento rural no município de Guarapuava/PR.

Ano / Edição: 2017
Município: Guarapuava
Função de Governo: Saneamento

Diagnóstico

O Brasil possui aproximadamente 31 milhões de habitantes morando na área rural e comunidades isoladas, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE – PNAD 2013). Desta população, somente 22% tem acesso a serviços adequados de saneamento básico e a realidade aponta que ainda existem quase 5 milhões de brasileiros que não possuem banheiro, ou seja, defecam ao ar livre. Portanto, cerca de 24 milhões de brasileiros ainda sofrem com o problema crônico e grave da falta de saneamento básico. Os motivos vão desde a ausência de prioridade nas políticas públicas até a própria cultura do morador da área rural, que não vê o saneamento básico como uma necessidade.
O Município de Guarapuava possui aproximadamente 15 mil pessoas vivendo na área rural, esse numero acaba sendo relativamente baixo comparado com a população da área urbana. Neste sentido torna-se inviável a construção de redes coletoras de tratamento de agua e esgoto por exemplo.
No entanto essas pessoas que vivem na área rural merecem a mesma atenção e comprometimento por parte do poder público. Neste sentido cabe ao governo federal, estadual e municipal propor soluções para estas áreas.
Deste modo a Prefeitura de Guarapuava por meio da Secretaria de Meio Ambiente desenvolveu o Projeto Semeando Saberes que teve como proposta buscar alternativas sustentáveis para serem aplicadas na área rural no que tange ao saneamento básico.

Descrição

A Prefeitura Municipal de Guarapuava, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, e com a parceria do Ministério do Meio Ambiente, desenvolveu entre os anos de 2014 a 2017 o projeto Semeando Saberes. O projeto teve por objetivo formar agentes populares de Educação Ambiental na agricultura familiar e implementar projetos comunitários com vistas a adoção de praticas produtivas sustentáveis e tecnologias sociais no meio rural.
O projeto Semeando Saberes foi estruturado e organizado considerando três metas principais. A primeira meta teve como proposta a oferta de um curso de formação de agentes populares de Educação Ambiental (EA). Foram disponibilizadas 180 vagas para participação no curso de formação, distribuídas entre os membros das comunidades rurais definidas como público alvo.
A segunda meta teve como proposta a implementação de campanha de EA voltada para sustentabilidade no meio rural, com objetivo de servir de apoio a mobilização, sensibilização e comunicação social entre as comunidades rurais envolvidas no projeto.
A terceira e última meta do projeto trata-se especificamente das tecnologias sociais tais quais: bacias de evapotranspiração (fossa ecológica), proteção e recuperação de nascentes e sistemas de captação de água da chuva, que foram implementadas nas comunidades rurais do assentamento Europa, Assentamento Paiol de Telha, Assentamento Nova Geração, Assentamento 13 de Novembro, Assentamento Rosa, Distrito Guairacá, Comunidades rurais Campina Bonita, Gramados, Vila Rural Maria das Dores e Butiazinho.
Vale ressaltar que essas tecnologias sociais foram implantadas nas comunidades rurais a partir de um demanda que surgiu por parte dos membros dessas comunidades, que juntamente com os agentes capacitados pelo curso de formação levantaram de forma participativa os problemas vivenciados pela comunidade especificamente aqueles relacionados à falta de saneamento em suas localidades.
Diante disso, serão descritas cada uma dessas tecnologias sociais bem como suas vantagens e benefícios no que tange ao saneamento rural das propriedades.

Bacia de evapotranspiração

A bacia de evapotranspiração (BET), conhecida popularmente como “fossa ecológica” ou “fossa de Bananeiras”, é um sistema fechado de tratamento de água negra, aquela usada na descarga de sanitários convencionais.
A BET é uma alternativa para comunidades onde não há acesso a rede de esgoto e principalmente para áreas rurais, onde normalmente os efluentes são despejados diretamente no ambiente ou nas chamadas “fossas negras”, sem nenhum tipo de tratamento. Sabe-se que o despejo inadequado dos dejetos humanos é um dos principais problemas de saneamento no Brasil, contribuindo significativamente para a proliferação de doenças, contaminação do solo e dos recursos hídricos.
Tem como principais vantagens: baixo custo, reaproveitamento de restos de materiais da construção e de pneus inservíveis; não contamina o solo nem o lençol freático; resíduos são transformados em nutrientes para as plantas; melhoria da qualidade de vida e prevenção de doenças.

Proteção e recuperação de nascentes

É necessário considerar que a água é essencial para as diferente as diferentes formas de vida, e é um recurso cada vez mais presente nas atividades do meio rural.
Tendo em vista a vital importância da água de boa qualidade e a possibilidade de ocorrer a sua escassez em várias regiões do planeta, num futuro bem mais próximo do que muitos imaginam, esse problema tornou-se uma das maiores preocupações de especialistas e autoridades no assunto. As nascentes de água devem ser tratadas como algo de mais importante que existe em uma propriedade rural, pois são elas as responsáveis pelo surgimento dos cursos d’água (rio, córrego) seja ele grande ou pequeno.
A prática adotada pelos agricultores e que foi utilizada como modelo de implantação como forma de se proteger e recuperar as nascentes é a técnica chamada solo cimento com isolamento da área para recomposição da mata ciliar.

Sistema de captação de água da chuva.

Como já foi citado a água é um recurso essencial para a sustentação da vida e do meio ambiente. A captação de água da chuva no meio rural tem se apresentado como uma alternativa viável e sustentável. As cisternas são reservatórios interligados ao telhado e calhas coletoras para armazenagem da água das chuvas. A água é coletada no telhados das residências, passando por calhas e condutores até chegar no reservatório. Uma solução relativamente simples mas que pode mudar a vida de muitas famílias que sofrem com a falta de água para o consumo em suas atividades.

Objetivos

Gerais:

Implantar tecnologias sociais no meio rural como alternativa na busca de soluções para o saneamento básico.

Específicos:

- Contratar monitores formados no curso de capacitação para auxiliar na implementação das tecnologias sociais;
- Implantar bacias de evapotranspiração em propriedades rurais para servirem de unidade modelo para a comunidade.
- Proteger e recuperar nascentes de água existentes nas propriedades rurais
- Implantar sistemas de captação de água da chuva em pontos estratégicos para servir de área demonstrativa na comunidade rural.

Metas a atingir:

- Ampliar a área de abrangência do projeto incluindo o perímetro urbano especialmente os bairros mais carentes com deficiência de saneamento básico.
- Difundir as tecnologias sociais para comunidades rurais não contempladas pelo projeto

Cronograma

Físico:

em anexo

Financeiro:

em anexo

Orçamento:

em anexo

Beneficiários Diretos:

Os beneficiários diretos são os proprietários rurais das comunidades: assentamentos Paiol de Telha, Nova geração, Rosa, 13 de Novembro, Europa, distrito da Pameirinha com as comunidades Butiazinho, Vila Rural Maria das Dores, Gramados, Campo Novo, Campina Bonita e o distrito sede do Guairacá, que receberam a unidade modelo implantada em suas propriedades rurais.

Beneficiários Indiretos:

Os benificiários indiretos são as famílias pertencentes das comunidades rurais dos assentamentos Paiol de Telha, Nova geração, Rosa, 13 de Novembro, Europa, distrito da Pameirinha com as comunidades Butiazinho, Vila Rural Maria das Dores, Gramados, Campo Novo, Campina Bonita e o distrito sede do Guairacá.

Resultados:

Durante a execução do projeto, foram implantadas 4 bacias de evapotranspiração nas seguintes comunidades rurais: assentamento Rosa, assentamento Paiol de Telha, Campo Novo e Assentamento Nova Geração.
Foram protegidas e recuperadas 7 nascentes no assentamento Paiol de Telha, 3 no assentamento 13 de Novembro, 4 no Distrito Guairacá, 5 na Campina Bonita, 6 no assentamento Europa, totalizando 25 nascentes.
Quanto aos sistemas de captação de água da chuva foram implantados 1 no espaço físico da Escola Municipal Eurico Dutra no Distrito Guairacá, um sistema no posto de saúde da comunidade dos Gramados, um sistema na associação de produtores rurais do Butiazinho e um na associação de produtores rurais do assentamento Nova Geração.

Anexos

Banco de Projetos