Banco de Projetos

GESTÃO INOVADORA DA UPA 24h

Ano / Edição: 2024
Município: Medianeira
Função de Governo: Saúde

Diagnóstico

A Unidade de Pronto Atendimento - UPA 24h, Cabo Diego Gugel de Araújo, foi inaugurada em março de 2017 e desde então, atua como a porta de entrada da rede de urgência e emergência, sendo a ponte para as referências hospitalares de baixa, média e alta complexidade.
No ano de 2018, a gestão municipal vinha enfrentando diversos problemas relativos a UPA 24h: na contratação de profissionais para composição das equipes, na execução dos serviços de manutenção e nos processos de aquisição, além diversas ouvidorias por parte dos munícipes. No intuito de melhorar a assistência e prestação dos serviços, foi iniciada uma incansável busca de conhecimento dos processos de terceirização através de contrato de gestão.
Dessa forma, no ano de 2019 realizamos o projeto de Lei n° 792/2019, de 21 de maio de 2019, o qual dispõe sobre a qualificação, no âmbito do município de Medianeira/Pr., como Organizações Sociais, de Pessoas Jurídicas de Direito Privado, sem fins lucrativos, que atuam na área da saúde, bem como, estabelece critérios à sua seleção, à formalização de contrato(s) de gestão, à execução e fiscalização destes, e dá outras providências.
Em 13 de agosto de 2019, foi realizada para os membros do Conselho Municipal de Saúde a apresentação do estudo de viabilidade técnica financeira para gerenciamento da UPA por uma Organização Social da Saúde, tendo aprovação unânime de todos os membros presentes.
Assim, diante dos estudos e pesquisas, foi dado segmento ao processo com a abertura do edital de Chamamento Público 003/2019, que visa a qualificação de Organização Social na área da saúde – OS. Ao final desta primeira etapa, foram qualificadas 06 Organizações Sociais.
Após o processo de qualificação das OS, houve o lançamento do edital visando o GERENCIAMENTO, OPERACIONALIZAÇÃO, MANUTENÇÃO E EXECUÇÃO DE AÇÕES E SERVIÇOS DE SAÚDE NA UNIDADE DE PRONTO ATENDIMENTO UPA 24HORAS CABO DIEGO GUGEL DE ARAUJO, EM ESTREITA COOPERAÇÃO COM A SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE E DEMAIS ÓRGÃOS DO SUS, processo de Dispensa por Justificativa n° 04/2022, para seleção de Organização Social, resultando no atual Contrato de Gestão n° 90/2022.
Em 16 de maio de 2022, o Instituto de Apoio a Gestão Pública inicia o processo de transição de gestão, onde são escalados médicos para iniciar atendimento e familiarização do local. Em 01 de junho de 2023, o Instituto assume a gestão total da UPA 24h, com todos os setores pertencentes a estrutura: Equipe de Recepção, Equipe de Enfermagem, Equipe Médica, Equipe de Higienização, Equipe Administrativa e Equipe de Farmácia.

Descrição

O intuito desse processo é de melhorar os processos de trabalho, resultando no aumento da qualidade e da eficiência na assistência prestada ao paciente. Diante disso, desde que o Instituto de Apoio a Gestão Pública assumiu a gestão da UPA 24h, foram implantadas diversas ferramentas de gestão, organização, controle e qualidade, a fim de resultarem em processos de trabalho mais ágeis e melhoria nas condições de trabalho e atendimento ao paciente.
A redução drástica do número de ouvidorias, que anteriormente eram expressivas, é um dos pontos que mostra a efetividade das ações realizadas. Com o atendimento mais humanizado, centrado no usuário e na sua necessidade de saúde, foram criadas ferramentas efetivas para controle, organização e qualidade na assistência, resultando na satisfação dos usuários que procuram o atendimento na UPA 24h.
A partir do processo de terceirização foi possível, ainda, dar um salto na cobertura da Atenção Básica no município, que em 2018, quando foi iniciado o processo, a cobertura compreendia 48%. Atualmente, a cobertura da atenção básica corresponde a 81,1%. Os fluxos de encaminhamentos foram organizados, garantindo comunicação e agilidade para transferências.
Todas as medidas implantadas são pensadas para que o paciente seja completamente assistido, por toda equipe técnica assistencial. A busca por melhorias segue sendo realizada, em conjunto com a capacitação das equipes de atendimento. Os bons resultados colhidos são demonstrados também nas visitas que a UPA 24h recebe de outros municípios, que procuram para verificar o processo de trabalho – desde o certame de qualificação, contrato e organização da rotina.

Objetivos

Gerais:

Atender com qualidade e de forma adequada, em tempo oportuno os pacientes que necessitem de atendimento médico de urgência/emergência no Município de Medianeira.

Específicos:

- Garantir acesso da população o atendimento de urgência, inclusive com exames laboratoriais, eletrocardiográficos e radiológicos;
- Fazer atendimento pré-hospitalar de urgência e emergência de qualidade e resolutivo à população;
- Garantir o primeiro atendimento rápido, estabilização e observação de pacientes por períodos de até 24 horas, de acordo com a classificação de risco, antes de sua remoção para o tratamento definitivo ou liberação para acompanhamento ambulatorial.
- Apontar o direcionamento para os hospitais da rede, pela Central de Regulação de Vagas dos casos com necessidades de internação.

Metas a atingir:

em andamento

Cronograma

Físico:

em andamento

Financeiro:

Pagamento da Organização Social de Saúde

Orçamento:

Valor mensal da contratação da Organização Social de Saúde na ordem de R$ 1.139.763,47 (um milhão, cento e trinta e nove mil, setecentos e sessenta e três reais e quarenta e sete centavos), totalizando o montante anual de R$ 13.677.161,65 (treze milhoes, seiscentos e setenta e sete mil, cento e sessenta e um reais e sessenta e cinco centavos).
A Organização é responsável pelos Proventos mensais, encargos dos profissionais que compõem as equipes ;

Beneficiários Diretos:

População em geral do município de Medianeira, reduzindo tempo de espera no atendimento de urgência/emergência, com atendimento adequado e encaminhamentos em tempo oportuno, garantindo saúde de qualidade e oferta a todos os que necessitam.

Beneficiários Indiretos:

Toda região e famílias dos pacientes que tem a segurança de saber que o paciente terá atendimento de urgência e emergência de qualidade no Município de Medianeira.

Resultados:

O contrato de gestão para gerenciamento da Unidade de Pronto Atendimento, vem sendo um grande aliado da gestão municipal na área da saúde. Na análise dos dados desses 2 anos foi possível verificar a diminuição no tempo de espera, diminuição significativa é um indicativo de que a nova abordagem de gestão teve um impacto positivo na eficiência do atendimento. Além disso, o contrato de gestão proporcionou maior flexibilidade nas escalas de trabalho dos profissionais de saúde, permitindo ajustes nas equipes de acordo com as flutuações sazonais.
Em análise dos dados é possível evidenciar a resolutividade da Unidade, conforme tabela abaixo.

1º ano de contrato: 01/JUNHO/22 à 31/MAIO/23
ATENDIMENTOS MÉDICOS: 53.520
TRANSFERÊNCIA: 1597
Percentual: 2,98%
RESOLUTIVIDADE: 51.923
Percentual: 97,01%

2º ano de contrato: 01/JUNHO/23 à 15/MAIO/24
ATENDIMENTOS MÉDICOS: 48.965
TRANSFERÊNCIA: 1383
Percentual: 2,82%
RESOLUTIVIDADE: 47.582
Percentual: 97,17%

Anexos

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