Certificado de Reconhecimento
Pesquisa-ação na escola - PAE
Ano / Edição: 2023
Município: Curitiba
Função de Governo: Educação
Diagnóstico
Curitiba é a capital do Estado do Paraná. De acordo com as estimativas do IBGE (2020) possui cerca de 1.948.626 habitantes, dentre os quais aproximadamente 144.155 estão matriculados na Rede Municipal de Ensino (RME) de Curitiba. A RME é organizada dentro dos 10 Núcleos Regionais da Educação (NRE), distribuídas da seguinte forma:
185 escolas do Ensino Fundamental
3 escolas na modalidade de Educação Especial
231 Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs)
117 Centros de Educação Infantil Contratados
11 Centros Municipais de Atendimento Especializado (CMAEEs)
32 Faróis do Saber e Inovação.
O Projeto Pesquisa-Ação na Escola (PAE), criado a partir do Decreto n.° 568/2022, é um projeto desenvolvido pela Secretaria Municipal da Educação (SME) de Curitiba, com o objetivo de propiciar aos profissionais da educação, da sua RME, o desenvolvimento profissional e científico. Para tanto, contempla a participação de Instituições de Ensino Superior (IES), no processo de orientação pedagógica de projetos/trabalhos técnicos/científicos, desenvolvidos pelos professores, aliando assim a teoria com a prática educacional.
O PAE promove o desenvolvimento de investigações, estudos e pesquisas, tendo em vista implementar, por meio da pesquisa-ação, novas propostas e experiências educacionais, que contribuam para a atuação empreendedora e criativa dos profissionais das diferentes áreas educacionais, se concretizando em um amplo processo de articulação entre a SME de Curitiba e IES credenciadas.
Descrição
A SME vem investindo constantemente na qualificação dos seus profissionais, a exemplo do Projeto Pesquisa-Ação na Escola, que tem como intuito aprimorar e valorizar o trabalho docente, mediante um processo dinâmico de inter-relação do ensino-pesquisa-extensão.
Para participar do PAE, os profissionais inscrevem projetos relacionados a diferentes temáticas da área educacional (conforme manual no anexo), que são analisados e avaliados por uma comissão avaliadora. Os profissionais responsáveis pelos projetos aprovados, recebem durante o período de implementação, orientações mensais (agosto a dezembro), por parte dos professores das IES credenciadas, além do pagamento em dinheiro, de uma gratificação mensal, para o desenvolvimento do projeto.
Um dos eixos estruturantes do Projeto PAE é a Educação Ambiental. A partir desse eixo, os professores podem desenvolver projetos relacionados à diferentes abordagens sobre essa temática, como: urbanização e meio ambiente; mudanças climáticas; sustentabilidade socioambiental; agenda 2030 para o desenvolvimento sustentável; Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS); conscientização socioambiental; formação socioambiental cidadã, entre outros.
No ano de 2022, tivemos a implementação de 64 Projetos PAE, na área da Educação da Educação Ambiental, abordando diferentes aspectos desta temática, conforme podemos observar, em alguns dos títulos dos projetos: “Pequenos gestos sustentáveis transformam o mundo”; “A formação socioambiental cidadã no bosque das nascentes: uma proposta para construção de museu”; “Hortas urbanas: semeando sabores e saberes, garantindo qualidade de vida e fonte de renda às famílias”; “Planeta Terra: como estará você quando eu crescer? Ações educativas para uma consciência crítica na redução dos impactos”; “Construindo práticas sustentáveis conscientes”; “A Educação Ambiental na Educação Infantil: o processo para a construção da formação socioambiental para uma sociedade sustentável”; “A biociência como agente de transformação local de sustentabilidade no ambiente comunitário”; “Ações sustentáveis no ambiente escolar: separação, reaproveitamento e redução na produção de resíduos”; “Educação Ambiental interdisciplinar e gerenciamento de resíduos: mudanças de comportamento”.
Por meio dos títulos dos projetos, é possível observar a diversidade de dimensões da Educação Ambiental, desenvolvida por meio do PAE, contribuindo para o processo de conscientização socioambiental dos estudantes, professores, demais profissionais da educação e da comunidade externa envolvida nos projetos.
Objetivos
Gerais:
Propiciar aos profissionais do magistério e professores da Educação Infantil desenvolvimento profissional e científico, por meio de investigações, estudos e pesquisas, concretizando um processo de articulação entre a SME de Curitiba e as IES credenciadas.
Específicos:
Incentivar os profissionais envolvidos ao aperfeiçoamento profissional e à aplicação prática dos seus conhecimentos, como forma diversificada de desenvolvimento profissional.
Favorecer o trabalho cooperativo e interdependente, por meio do desenvolvimento de projetos que permitam a atuação conjunta entre pedagogos e professores das diversas áreas de formação humana e/ou componentes curriculares, possibilitando investigações sobre temáticas voltadas à prática pedagógica.
Planejar e socializar ações que possibilitem o desenvolvimento de práticas que colaborem com os diferentes encaminhamentos dentro do ambiente educativo.
Possibilitar, mediante a parceria com as IES, o aprimoramento teórico e metodológico dos profissionais do magistério e professores da Educação Infantil, aliando ensino-pesquisa-extensão, contribuindo na formação desses profissionais sob a lógica do desenvolvimento profissional e científico.
Oportunizar aos professores das IES o conhecimento e a reflexão sobre a realidade/ prática educacional da educação pública municipal de Curitiba.
Oportunizar diferentes formas de ensino para aprendizagem das crianças e dos estudantes, com propostas inovadoras e criativas e soluções críticas frente às diferentes situações apresentadas na unidade educacional e na sociedade.
Metas a atingir:
Qualitativas
Contribuir com o processo de desenvolvimento profissional dos profissionais da educação, por meio da pesquisa e do conhecimento científico;
Favorecer a equidade no processo de ensino-aprendizagem;
Oportunizar diferentes estratégias de ensino para aprendizagem das crianças e dos estudantes, com propostas inovadoras e criativas e soluções críticas frente às diferentes situações apresentadas na unidade educacional e na sociedade.
Provocar o olhar docente para sua prática com um distanciamento, suficientemente positivo, para as ações que desenvolve dentro de um método científico.
Atender e apoiar situações de ensino-aprendizagem e de recomposição da aprendizagem, de acordo com os eixos propostos no Projeto PAE, desde que haja a aplicabilidade direta com crianças e estudantes.
Quantitativas
Selecionar 500 projetos
Atender, aproximadamente, 1500 profissionais atuantes no magistério municipal e professores de Educação Infantil que tiverem os seus projetos classificados mediante recebimento de Gratificação Técnica Especial (GTE), regida pela Lei n.º 16.000/2022 e regulamentada por decreto específico, conforme indicado no item 20 da referida lei;
Contribuir para o desenvolvimento da aprendizagem de aproximadamente 31.000 crianças e estudantes da RME.
Cronograma
Físico:
Em 2022
30 de junho a 13 de julho de 2022 - Período de inscrição do projeto
14 de julho de 2022 - Deferimento das inscrições
18 de julho de 2022 - Resultado final das inscrições após pedido de recurso
18 a 29 de julho de 2022 - Avaliação dos projetos pela Comissão avaliadora
29 de julho de 2022 - Resultado dos projetos selecionados
29 de julho a 03 de agosto de 2022 - Pedido de recurso para os projetos desclassificados
08 de agosto de 2022 - Resultado final dos projetos selecionados
15 a 23 de agosto de 2022 - 1º orientação com a IES
01 a 16 de setembro de 2022 - 2º orientação com a IES
03 a 17 de outubro de 2022 - 3º orientação com a IES
01 a 16 de novembro de 2022 - 4º orientação com a IES. Entrega de resumo expandido ou relato de experiência ao professor orientador, até o dia
16/11/2022, para revisão final - 30 de novembro de 2022. Prazo final para submissão de resumo expandido ou relato de experiência na Revista Veredas. Participação no evento final do Projeto PAE. Finalização da proposta na unidade educacional com a divulgação dos resultados à comunidade educacional.
15 de agosto a 30 de novembro de 2022 - Realização de uma visita técnica na unidade educacional durante o desenvolvimento do projeto.
Em 2023
10 de maio de 2023 - Publicação do Edital do Projeto PAE 2023
11 e 12 de maio de 2023 - Oferta de curso pela SME sobre a elaboração de projetos (orientações sobre a escrita do Projeto PAE 2023).
10 a 29 de maio de 2023 - Escrita dos projetos pelos proponentes.
15 a 26 de maio de 2023 - Validação dos projetos, pelo Conselho de Escola, de CMEI e CMAEE. Declaração da direção da Unidade Educacional atestando a validação do projeto.
15 a 29 de maio de 2023 - Inscrição dos projetos na página do Projeto PAE, no link https://educacao.curitiba.pr.gov.br/conteudo/projeto-pesquisa-acaona-escola-pae/12510.
01 de junho de 2023 - Divulgação da lista preliminar de inscrições deferidas e indeferidas.
01 a 05 de junho de 2023 - Solicitação de recurso, no caso de indeferimento de inscrições.
05 e 06 de junho de 2023 - Procedimentos administrativos de análise dos recursos recebidos.
06 de junho de 2023 - Divulgação da lista final dos projetos inscritos
07 a 18 de junho de 2023 - Análise, seleção e classificação dos projetos pela Comissão Avaliadora.
19 a 21 de junho de 2023 - Conferência e ajustes pela coordenação do Projeto PAE.
21 de junho de 2023 - Divulgação do Resultado Preliminar de Classificação dos Projetos, na página do Projeto PAE (https://educacao.curitiba.pr.gov.br/conteudo/projeto-pesquisa-acaona-escola-pae/12510).
21 a 23 de junho de 2023 - Procedimentos de recurso
22 a 27 de junho de 2023 - Resposta aos e-mails pela Coordenação do Projeto PAE
22 a 28 de junho de 2023 - Procedimentos de recurso: preenchimento de formulário de solicitação de recurso na página do Projeto PAE, no link https://educacao.curitiba.pr.gov.br/conteudo/projeto-pesquisa-acaona-escola-pae/12510.
29 de junho a 04 de julho de 2023 - Análise dos pedidos de recursos.
04 de julho de 2023 - Divulgação do Resultado Final dos projetos classificados, na página do Projeto PAE, no link https://educacao.curitiba.pr.gov.br/conteudo/projeto-pesquisa-acaona-escola-pae/12510.
05 a 24 de julho de 2023 - Entrega dos projetos classificados às IES pela Coordenação do Projeto PAE.
julho/agosto de 2023 - Evento de início do Projeto PAE 2023 – Aula Magna.
01 a 15 de agosto de 2023 - 1.ª orientação na IES.
01 a 15 de setembro de 2023 - 2.ª orientação na IES.
02 a 16 de outubro de 2023 - 3.ª orientação na IES.
30 de outubro a 14 de novembro de 2023 - 4.ª orientação na IES. Orientação para escrita de resumo expandido ou relato de experiência. Submissão do resumo expandido ou relato de experiência para o orientador até 20 de novembro de 2023, para revisão final.
27 de novembro de 2023 - Submissão do resumo expandido ou relato de experiência à Coordenação do Projeto Pesquisa-Ação na Escola.
27 de novembro a 05 de dezembro de 2023 - Evento de Encerramento do projeto PAE.
08 de dezembro de 2023 - Entrega dos relatórios finais de orientação à SME pelo Professor coordenador da IES.
Financeiro:
O investimento realizado pela SME para o desenvolvimento do Projeto PAE no ano de 2022, corresponde ao pagamento de Gratificação Técnica Especial (GTE), conforme Lei n.º 16.000/2022 (anexo), aos profissionais da RME, pagos em 5 parcelas mensais no valor de R$468,00 para cada participante do projeto e o pagamento dos professores avaliadores. Os valores pagos às cinco IES por meio de credenciamento, conforme Edital 01/2022 (anexo), para o acompanhamento dos projetos pelos professores orientadores, conforme descrito no quadro a seguir:
Valores investidos pela SME para desenvolvimento do Projeto PAE em 2022
DESCRIÇÃO QUANTITATIVO DE PROFISSIONAIS VALORES
GTE paga aos profissionais participantes do Projeto PAE 1142 R$2.733.120,00
GTE paga aos avaliadores do projeto PAE (seleção dos projetos) 123 R$116.415,00
Instituições de Ensino Superior 05 R$1.524.000,00
Além disso, dentro da SME foi organizada uma equipe composta por seis profissionais para a gestão do projeto PAE, profissionais do quadro próprio do magistério da RME.
Os recursos utilizados para o desenvolvimento dos projetos dentro das unidades educacionais ficaram sob a responsabilidade dos profissionais participantes, podendo utilizar dos recursos disponíveis na unidade ou adquiridos com verbas próprias, valores pagos na GTE.
Orçamento:
Em 2023 o orçamento previsto para o desenvolvimento do projeto PAE será no valor de R$ 5.441.550,00, sendo, R$ 1.680.000,00 para as IES credenciadas e R$ 3.761.550,00 destinados aos professores participantes da RME.
Beneficiários Diretos:
Estudantes e profissionais do magistério e professores da Educação Infantil em efetivo exercício nas unidades educacionais: CMEIs, Escolas Municipais, CMAEEs e Faróis do Saber e Inovação das Escolas Municipais. Em 2022, foram 500 projetos desenvolvidos por 1142 professores da RME, 123 professores da RME que participaram da Comissão Avaliadora e mais 140 professores orientadores de cinco IES. Em 2023, são 500 projetos em desenvolvimento, podendo ser novos ou continuidade de projetos iniciados no ano anterior. Poderão participar até 1500 professores e aproximadamente 150 professores orientadores das IES, atendendo de forma indireta e direta cerca de aproximadamente 31.000 estudantes.
2022
Quantidade de crianças e estudantes atendidos (aproximadamente) - 31.000
Quantidade de professores participantes - 1142
Quantidade de professores orientadores participantes - 140
Quantidade de professores da Comissão Avaliadora - 123
2023
Quantidade de crianças e estudantes atendidos (aproximadamente) - 31.000
Quantidade de professores participantes - 1388
Quantidade de professores orientadores participantes - 150
Quantidade de professores da Comissão Avaliadora - 168
Beneficiários Indiretos:
Professores, estudantes, famílias, comunidade escolar, comunidade acadêmica e sociedade em geral.
Resultados:
A edição de 2022 do projeto Pesquisa-Ação na Escola (PAE) teve 1021 projetos inscritos. Deste quantitativo, quinhentos foram aprovados para serem desenvolvidos nas unidades educacionais da Rede Municipal de Ensino, com a participação de 1142 profissionais do magistério e professores da educação infantil, sob a orientação de cinco Instituições de Ensino Superior (IES) credenciadas junto à Secretaria Municipal da Educação (SME) de Curitiba.
Ao realizar as visitas nas unidades educacionais para acompanhamento dos projetos, a equipe do projeto PAE costumava dizer que era o momento de se “deleitar” e se alegrar ao constatar tantas boas práticas desenvolvidas.
Ouvimos também relatos dos professores das universidades, que ficaram encantados com o trabalho pedagógico desenvolvido na RME de Curitiba.
A Tabela 1 apresenta alguns dados quantitativos do Projeto PAE em 2022:
PROJETOS INSCRITOS - 1021
PROJETOS SELECIONADOS - 500
PROFISSIONAIS PARTICIPANTES - 1142
UNIDADES EDUCACIONAIS PARTICIPANTES - 223
VISITAS DE ACOMPANHAMENTOS REALIZADAS PELOS PROFESSORES ORIENTADORES DAS IES - 85
COORDENADORES DAS IES - 08
ORIENTADORES DAS IES - 140
Os profissionais da RME que participaram do projeto PAE em 2022 preencheram um formulário de avaliação, cujos dados apresentamos a seguir:
TABELA 2 – Distribuição dos profissionais que responderam ao questionário por Núcleo Regional de Educação (NRE)
NRE TQ - 6%
NRE SF - 8%
NRE PR - 9%
NRE PN - 6%
NRE MZ - 4%
NRE CIC - 16%
NRE CJ - 12%
NRE BQ - 12%
NRE BV - 13%
NRE BN - 14%
Dos 391 profissionais que responderam ao questionário, 62,9% informaram que atuam em escolas; 25,6% em CMEI e 5,4% em CMAEE. Os demais quantitativos correspondem à atuação em Educação Infantil em Escola, Escola de Educação Especial, Farol do Saber e Inovação, UEI e CEI.
Sobre a percepção, por parte dos respondentes, acerca da proposta do Projeto PAE, temos o seguinte panorama:
TABELA 3 – Considerações acerca do Projeto PAE
ÓTIMO - 280
BOM - 100
REGULAR - 40
OUTROS - 20
Sobre as contribuições da aplicação do Projeto PAE para crianças e estudantes, os profissionais da RME destacaram os seguintes itens:
TABELA 04 - Contribuições da aplicação do Projeto PAE para crianças e estudantes
DESENVOLVIMENTO DA APRENDIZAGEM - 280
ATITUDES E VALORES - 180
CRIATIVIDADE - 180
AUTONOMIA - 180
APROPRIAÇÃO DOS CONTEÚDOS DOS COMPONENTES CURRICULARES - 140
APRENDIZAGEM CRIATIVA - 130
DESENVOLVIMENTO DA ORALIDADE, LEITURA E ESCRITA - 130
DESENVOLVIMENTO DO RACIOCÍNIO LÓGICO MATEMÁTICO - 100
EDUCAÇÃO AMBIENTAL - 80
CIDADE EDUCADORA - 80
TECNOLOGIA, INOVAÇÃO E CRIATIVIDADE - 80
CRITICIDADE - 70
CIDADANIA - 70
DIREITOS HUMANOS - 70
ARTE E CULTURA - 50
SAÚDE, ALIMENTAÇÃO E PREVENÇÃO - 50
PRÁTICAS ESPORTIVAS - 30
A parceria entre a escola e a universidade, a educação básica e o ensino superior, são o diferencial do projeto PAE. Nessa perspectiva, os profissionais da RME destacaram as seguintes contribuições das IES para o desenvolvimento dos projetos:
TABELA 05 - Contribuições das IES para o desenvolvimento dos projetos
TROCA DE EXPERIÊNCIAS - 1300
ORIENTAÇÕES METODOLÓGICAS - 200
APROXIMAÇÃO DAS IES COM AS UNIDADES EDUCACIONAIS - 190
RELAÇÃO TEORIA E PRÁTICA - 170
AMPLIAÇÃO DE CONHECIMENTOS - 170
SUBSÍDIOS TEÓRICOS - 160
APROFUNDAMENTO TEÓRICO - 150
DESENVOLVIMENTO DE PESQUISAS CIENTÍFICAS - 140
SUGESTÕES DE ATIVIDADES PRÁTICAS - 100
ACOMPANHAMENTO PEDAGÓGICO - 100
De acordo com os professores orientadores das IES, a aplicação do Projeto PAE para as crianças e estudantes contribuiu para os seguintes aspectos:
TABELA 06 – Percepção dos professores orientadores acerca das contribuições da aplicação dos projetos para as crianças e estudantes
DESENVOLVIMENTO DA APRENDIZAGEM - 38
APRENDIZAGEM CRIATIVA - 28
CRIATIVIDADE - 26
APROPRIAÇÃO DOS CONTEÚDOS DOS COMPONENTES CURRICULARES - 24
ATITUDES E VALORES - 24
DESENVOLVIMENTO DA ORALIDADE, LEITURA E ESCRITA - 23
DESENVOLVIMENTO DAS LINGUAGES DA EI - 14
ARTE E CULTURA - 11
DESENVOLVIMENTO DO RACIOCÍNIO LÓGICO MATEMÁTICO - 11
EDUCAÇÃO AMBIENTAL - 11
TECNOLOGIA, INOVAÇÃO E CRIATIVIDADE - 11
AUTONOMIA - 10
DIREITOS HUMANOS - 10
CIDADE EDUCADORA - 8
SAÚDE, ALIMENTAÇÃO E PREVENÇÃO - 5
CIDADANIA - 4
PRÁTICAS ESPORTIVAS - 3
INCLUSÃO - 2
É notória a contribuição do projeto PAE em diversas áreas da educação e consequentemente no desenvolvimento dos processos de aprendizagem das crianças e estudantes da RME.