Mutirão do Emprego. A Agência mais Perto de Você! - PAG 12 e 13A tarefa de recolocar trabalhadores no mercado em Ponta Grossa estimulou a criação de políticas públicas e projetos na Agência do Trabalhador.

Mesmo com indústrias de vários ramos e com o tronco rodoferroviário, que facilita a logística dos produtos, a cidade tem entre 20 e 30 mil pessoas desempregadas.

O problema está relacionado à falta de qualificação profissional e à baixa escolaridade. Para reverter a situação, o município criou o projeto Mutirão do Emprego – A Agência mais Perto de Você!.

O projeto surgiu após a percepção de que muitas empresas não conheciam os serviços ofertados pela Agência. Como muitas atividades profissionais ocorrem em áreas distantes da própria Agência, a parceria com as empresas é importante, pois disponibiliza salas para entrevistas, além de profissionais capacitados para fazer a triagem dos trabalhadores.

O programa atende as empresas toda terça-feira, no sistema de rodízio. A Agência registrou o aumento de 40% no número de vagas, desde o início das atividades.

Com menos de um ano de existência, o Mutirão do Emprego – A Agência Mais Perto de Você!, foi laureado com o Troféu Prêmio Gestor Público Paraná – Destaque Trabalho (referente ao tema do ano: Trabalho: O município promove. O Estado avança) no IV PGP-PR.

Dificuldades

Mesmo com o crescimento da arrecadação municipal de Ponta Grossa, o setor industrial tem dificuldades para contratar trabalhadores qualificados. Empresas, em alguns setores, contratam funcionários de outros locais, como a indústria cervejeira que, durante seu funcionamento, gerou 700 empregos diretos.

Profissionais demitidos que realizavam tarefas mecânicas tiveram a necessidade de voltar a procurar emprego sem preparo ou escolaridade. Diante da complexidade, o poder público do município tomou a responsabilidade de recolocar a população desempregada em empresas locais.

Empregabilidade

Apesar do cenário, a cidade é a principal no polo de móveis de aço no país, o que gera empregos diretos e indiretos no setor.

Para garantir o sucesso em outros setores, a Agência do Trabalhador busca divulgar e angariar vagas em diversas empresas, gerando novas oportunidades.

Serviços prestados

A instituição realiza a captação e a triagem de vagas, com atendimento direto aos empregadores, que disponibilizam empregos em suas empresas.

Os servidores realizam intermediação do trabalhador com o mercado de trabalho, por meio do Portal Mais Emprego, que permite a visualização de vagas em âmbito nacional.

O setor do seguro desemprego é responsável pela inserção do requerimento do segurado no mercado de trabalho. Além disso, a Agência oferece qualificação profissional, com cursos de profissionalização.

Para facilitar o acesso aos serviços oferecidos pela Agência do Trabalhador, foi criada uma Unidade Móvel que se desloca até a periferia e garante que as informações e a possibilidade de inscrição na agência cheguem a todos os distritos de Ponta Grossa, proporcionando diminuição de custos aos candidatos e maior publicidade às vagas ofertadas.

Fonte: PGP-PR

Relacionados

15 DE ABRIL DE 2026

PGP-PR e MPC-PR promovem palestras sobre gestão pública inclusiva e eficiente

Palestras aconteceram na Sefa Paraná e foram transmitidas ao vivo no YouTube

7 DE ABRIL DE 2026

Dia Mundial da Saúde: não é luxo, é prioridade

Data proclamada pela OMS tem o objetivo de conscientizar sobre a saúde global, bem-estar...

1 DE ABRIL DE 2026

Abril Azul: Mês de Conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista

A campanha promove a inclusão escolar e no mercado de trabalho, além de enfatizar a...

30 DE MARçO DE 2026

PGP-PR convida gestores a participarem da live Gestão Pública na Era da Inteligência Artificial

Live será realizada no próximo dia 31, às 19h

10 DE MARçO DE 2026

MBA em Gestão Pública capacita profissionais para enfrentar desafios reais do setor público

Pós-graduação é voltada para preparar profissionais para enfrentar os desafios reais...

10 DE MARçO DE 2026

Março Lilás: conscientização sobre a prevenção e o combate ao Câncer do Colo do Útero

A campanha acontece durante o mês de março, com o objetivo de conscientizar,...