Para combater a violência, os gestores do município de Ivaiporã desenvolveram um projeto intersetorial, multidisciplinar e complexo. 
O chamado Programa Intersetorial de Enfrentamento das Situações de Violências de Ivaiporã foi o grande vencedor e recebeu o troféu Prêmio Gestor Público Especial pelos bons resultados trazidos à população.
Com ações de caráter preventivo, o projeto visa a atuação nas áreas de educação permanente e organização da assistência. Trata-se de uma nova estratégia de gestão em rede, em matéria de enfrentamento da epidemia da violência.
Os principais beneficiários são crianças, adolescentes, mulheres e idosos vítimas de violência doméstica e em situação de risco psicossocial. 
Diante da premissa de que a violência é um processo construído pelos homens e, portanto, passível de ser desconstruída, os gestores criaram a iniciativa. O intuito é compreender o estado mental alterado por trás de cada ato de violência e então realizar a prevenção, em articulação com a área de saúde, educação, assistência social, segurança pública e promotorias, contribuindo para a construção de políticas adequadas. 

A violência
Diante do crescimento da incidência da violência e da dificuldade de resposta ao problema, os gestores municipais decidiram tratar a situação não apenas como uma questão de segurança pública, mas como um problema de saúde. 
O diferencial do programa é debater o problema da violência como uma epidemia que pode ser prevenida por meio de um conjunto de propostas, estratégias, parcerias e articulações com as demais políticas públicas e organizações sociais. 
Os atendimentos às situações de violências acontecem nas unidades básicas de saúde, hospitais, escolas, creches, centro de referência especializado em assistência social, delegacias, promotorias e conselhos tutelares. 
Mesmo sem o controle dos dados sobre a violência no município, são conhecidos pelos gestores os impactos nos seus diversos eixos em taxas de mortalidade, morbidade, nos custos da atenção à saúde e em sua relação com o uso abusivo de álcool e outras drogas. 

Combate
A proposta de enfrentamento das violências no município de Ivaiporã possui foco na violência interpessoal no âmbito domiciliar, comunitário e coletivo. 
O objetivo é diminuir os abusos físicos e psicológicos, agressões sexuais, violência conjugal, negligência de crianças e adolescentes, e diminuir também os problemas relacionados ao consumo de drogas. 
Para o projeto é organizado um planejamento de ações conjuntas entre diversos órgãos de governo, no qual cada setor contribui de alguma forma, seja ela financeira, material ou com recursos humanos. 
Com uma equipe formada por mais de 250 profissionais, o trabalho é desenvolvido seguindo princípios de cooperação, disciplina e proatividade dos vários setores envolvidos – médicos, assistenciais, educação, segurança pública, conselhos tutelares e promotorias. 

Educação
O primeiro foco do programa é o processo de educação permanente. Os profissionais são capacitados continuamente para fazer abordagem, investigação, diagnóstico, atendimento e encaminhamento dos casos. 
O trabalho com prevenção é feito em parceria com os setores da educação municipal, estadual, Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) e projetos sociais, visando atingir o máximo de crianças e adolescentes em idade escolar e formar multiplicadores da cultura de paz. 
Além disso, é feito o trabalho de sensibilização dos gestores dos sistemas de saúde, de assistência social, judicial, gerentes de serviços, conselhos municipais de saúde, de educação, da criança e adolescente, e conselho sobre drogas, adotando estratégias como estímulo à formação de grupos intersetoriais de discussão sobre o impacto das violências.
 A sensibilização e a capacitação quanto à importância da notificação de ocorrências também são feitas com profisionais de saúde, gerentes de estabelecimentos noturnos, operadores de transportes públicos e turismo, garçons, agentes de segurança pública e privada e outros profissionais para prevenção de violências, proteção e garantia dos direitos humanos.

Assistência
Na área de assistência, o objetivo é criar protocolos e fluxos de atendimentos às vítimas de violência intra e intersetoriais, articulando um sistema de informações, e desenvolver ações de atenção básica à saúde, de educação e ação social – para qualificar e ampliar ofertas de vagas em creches e centro de educação infantil em regiões de maior risco.
O projeto também busca alternativas para otimizar a rede assistencial com parcerias com universidades, implementar campanhas de comunicação social e ampliar a rede com o desenvolvimento de projetos para implantação de delegacia da mulher e casa abrigo.

 

Relacionados

10 DE MARçO DE 2026

MBA em Gestão Pública capacita profissionais para enfrentar desafios reais do setor público

Pós-graduação é voltada para preparar profissionais para enfrentar os desafios reais...

10 DE MARçO DE 2026

Março Lilás: conscientização sobre a prevenção e o combate ao Câncer do Colo do Útero

A campanha acontece durante o mês de março, com o objetivo de conscientizar,...

10 DE MARçO DE 2026

Dia Internacional da Mulher: uma data que celebra conquistas e reafirma compromissos 

Neste dia, honramos a conquista de inúmeras mulheres que lutaram por seus direitos,...

10 DE MARçO DE 2026

Estão abertas as inscrições para 14ª edição do Prêmio Gestor Público Paraná

As inscrições vão até o dia 30 de junho

26 DE FEVEREIRO DE 2026

CoreconPR renova parceria com Prêmio Gestor Público Paraná 2026

Reunião realizada nesta semana reforçou compromisso institucional com a valorização...

18 DE FEVEREIRO DE 2026

Coordenador do PGP-PR realiza visita à Prefeitura de Prudentópolis para divulgar o prêmio

Encontro aconteceu durante o feriado de Carnaval