Para combater a violência, os gestores do município de Ivaiporã desenvolveram um projeto intersetorial, multidisciplinar e complexo. 
O chamado Programa Intersetorial de Enfrentamento das Situações de Violências de Ivaiporã foi o grande vencedor e recebeu o troféu Prêmio Gestor Público Especial pelos bons resultados trazidos à população.
Com ações de caráter preventivo, o projeto visa a atuação nas áreas de educação permanente e organização da assistência. Trata-se de uma nova estratégia de gestão em rede, em matéria de enfrentamento da epidemia da violência.
Os principais beneficiários são crianças, adolescentes, mulheres e idosos vítimas de violência doméstica e em situação de risco psicossocial. 
Diante da premissa de que a violência é um processo construído pelos homens e, portanto, passível de ser desconstruída, os gestores criaram a iniciativa. O intuito é compreender o estado mental alterado por trás de cada ato de violência e então realizar a prevenção, em articulação com a área de saúde, educação, assistência social, segurança pública e promotorias, contribuindo para a construção de políticas adequadas. 

A violência
Diante do crescimento da incidência da violência e da dificuldade de resposta ao problema, os gestores municipais decidiram tratar a situação não apenas como uma questão de segurança pública, mas como um problema de saúde. 
O diferencial do programa é debater o problema da violência como uma epidemia que pode ser prevenida por meio de um conjunto de propostas, estratégias, parcerias e articulações com as demais políticas públicas e organizações sociais. 
Os atendimentos às situações de violências acontecem nas unidades básicas de saúde, hospitais, escolas, creches, centro de referência especializado em assistência social, delegacias, promotorias e conselhos tutelares. 
Mesmo sem o controle dos dados sobre a violência no município, são conhecidos pelos gestores os impactos nos seus diversos eixos em taxas de mortalidade, morbidade, nos custos da atenção à saúde e em sua relação com o uso abusivo de álcool e outras drogas. 

Combate
A proposta de enfrentamento das violências no município de Ivaiporã possui foco na violência interpessoal no âmbito domiciliar, comunitário e coletivo. 
O objetivo é diminuir os abusos físicos e psicológicos, agressões sexuais, violência conjugal, negligência de crianças e adolescentes, e diminuir também os problemas relacionados ao consumo de drogas. 
Para o projeto é organizado um planejamento de ações conjuntas entre diversos órgãos de governo, no qual cada setor contribui de alguma forma, seja ela financeira, material ou com recursos humanos. 
Com uma equipe formada por mais de 250 profissionais, o trabalho é desenvolvido seguindo princípios de cooperação, disciplina e proatividade dos vários setores envolvidos – médicos, assistenciais, educação, segurança pública, conselhos tutelares e promotorias. 

Educação
O primeiro foco do programa é o processo de educação permanente. Os profissionais são capacitados continuamente para fazer abordagem, investigação, diagnóstico, atendimento e encaminhamento dos casos. 
O trabalho com prevenção é feito em parceria com os setores da educação municipal, estadual, Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) e projetos sociais, visando atingir o máximo de crianças e adolescentes em idade escolar e formar multiplicadores da cultura de paz. 
Além disso, é feito o trabalho de sensibilização dos gestores dos sistemas de saúde, de assistência social, judicial, gerentes de serviços, conselhos municipais de saúde, de educação, da criança e adolescente, e conselho sobre drogas, adotando estratégias como estímulo à formação de grupos intersetoriais de discussão sobre o impacto das violências.
 A sensibilização e a capacitação quanto à importância da notificação de ocorrências também são feitas com profisionais de saúde, gerentes de estabelecimentos noturnos, operadores de transportes públicos e turismo, garçons, agentes de segurança pública e privada e outros profissionais para prevenção de violências, proteção e garantia dos direitos humanos.

Assistência
Na área de assistência, o objetivo é criar protocolos e fluxos de atendimentos às vítimas de violência intra e intersetoriais, articulando um sistema de informações, e desenvolver ações de atenção básica à saúde, de educação e ação social – para qualificar e ampliar ofertas de vagas em creches e centro de educação infantil em regiões de maior risco.
O projeto também busca alternativas para otimizar a rede assistencial com parcerias com universidades, implementar campanhas de comunicação social e ampliar a rede com o desenvolvimento de projetos para implantação de delegacia da mulher e casa abrigo.

 

Relacionados

3 DE DEZEMBRO DE 2025

PGP-PR 2026 anuncia tema da 14ª edição: Transporte e Mobilidade Urbana

O PGP-PR tem a satisfação de apresentar o tema oficial da sua 14ª edição: Transporte...

4 DE NOVEMBRO DE 2025

Novembro Azul: saúde e prevenção também fazem parte da boa gestão pública

O Novembro Azul é o mês dedicado à conscientização sobre a saúde do homem e à...

28 DE OUTUBRO DE 2025

Dia do Servidor Público: valorização e reconhecimento

O Dia do Servidor Público, celebrado em 28 de outubro, é uma oportunidade para...

22 DE OUTUBRO DE 2025

13ª edição do Prêmio Gestor Público Paraná homenageia 46 prefeituras

Tema do Ano destaca a importância da acessibilidade e inclusão nas cidades...

16 DE OUTUBRO DE 2025

Presidentes Eleitos do Sindafep e IGPPR convidam Delegada da Receita Estadual para Cerimônia de Encerramento do PGP-PR

Os presidentes eleitos do Sindafep, Lindolfo Timm, e do IGPPR, Osmar de Araújo Gomes,...

16 DE OUTUBRO DE 2025

Diretoria do Sindafep reúne-se com Secretário da Fazenda e entrega convite para Cerimônia de Encerramento do PGP-PR

Durante o encontro, foram entregues convites para a Cerimônia de Encerramento do Prêmio...