Novo instituto fortalece governança, amplia parcerias e consolida premiação como referência em inovação e transparência na administração pública
O fortalecimento da gestão pública municipal no Paraná ganha um novo marco com a criação do Instituto de Gestão Pública do Paraná (IGPPR). Idealizado pelo Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita Estadual do Paraná (Sindafep), o Instituto nasce com a missão de profissionalizar, consolidar e ampliar o impacto social do Prêmio Gestor Público Paraná (PGP-PR), uma das mais relevantes iniciativas de valorização da administração pública no Estado.
A partir de agora, o IGPPR assume a coordenação integral do Prêmio, respondendo por toda a sua governança. Isso inclui o planejamento anual, a curadoria técnica dos projetos, a mobilização dos avaliadores regionais, a gestão dos bancos de boas práticas, a comunicação institucional e a organização da solenidade de premiação, realizada na Assembleia Legislativa do Paraná.
A nova estrutura institucional representa um avanço estratégico. Além de garantir maior profissionalização do processo, o Instituto possibilita a ampliação de parcerias e fontes de financiamento, superando limitações legais existentes anteriormente e fortalecendo a sustentabilidade do projeto a longo prazo.
Legado consolidado e novos horizontes
O IGPPR preserva os princípios que consolidaram o sucesso do PGP-PR ao longo das suas 13 edições, que somam 1797 projetos inscritos e a participação de 57,89% dos municípios paranaenses. Transparência, inovação, eficiência e valorização do serviço público seguem como pilares centrais da iniciativa.
Como diferencial, o Instituto agrega uma nova dimensão ao Prêmio: a formação e capacitação contínua de gestores e servidores públicos. Alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), o IGPPR busca ampliar a replicabilidade de iniciativas municipais bem-sucedidas, estimulando o aprendizado colaborativo e a troca de experiências entre os municípios.
Referência nacional em gestão pública
A expectativa é que o Instituto de Gestão Pública do Paraná consolide-se como um referencial nacional em gestão pública, fortalecendo o relacionamento entre os Fiscos estadual e municipais, incentivando a inovação e reconhecendo práticas que efetivamente impactam a qualidade de vida da população.
Com a criação do IGPPR, o Sindafep reafirma o seu compromisso com a excelência, o reconhecimento e a valorização da boa gestão pública, contribuindo para um Paraná mais eficiente, transparente e orientado ao interesse público.
