Página 43 - CópiaNa tentativa de minimizar a exposição de jovens a situações de vulnerabilidade, a administração de Ivaiporã desenvolveu o projeto Criança e Adolescentes: Ampliando Horizontes, que recebeu Certificado de Reconhecimento do 3º PGP-PR.

Por meio da Diretoria de Assistência Social, o município desenvolve atividades socioassistenciais durante o contraturno escolar, atendendo a cerca de 500 pessoas entre 5 e 17 anos, em infraestrutura diferenciada das escolas. São três locais que abrigam as ações dessa iniciativa: Casa de Vivência, Renascer e Centro da Juventude.

Nesses espaços, são oferecidos reforço escolar, canto, dança, música, atividades esportivas, artes manuais, horticultura, artes plásticas, informática e corte e costura, além de materiais didáticos de qualidade, alimentação e ambiente de respeito mútuo e convivência comunitária.

Vindas de diferentes áreas de Ivaiporã, geralmente essas crianças fazem parte de famílias em  vulnerabilidade ou vivem em situação de risco.

Futuro

O projeto busca oferecer condições básicas para que os jovens tenham qualidade de vida satisfatória.

Com base sólida, eles podem se desenvolver como atores de suas próprias histórias, a partir do conhecimento de seus direitos e de sua realidade.

Os serviços prestados buscam, ainda, oferecer oportunidades reais de inclusão social. Aliar a convivência e o fortalecimento de vínculos à superação de condições de vulnerabilidade social e de situações de risco mostra que é possível ir além da transferência de renda.

Resultados

As considerações sobre os resultados são feitas de maneira contínua, apresentando dados e análises das ações desenvolvidas, com o apoio de entidades como o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) e o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas).

Os frutos da iniciativa se revelam na prevenção da condição de fragilidade, assim como na boa convivência familiar e comunitária. A vivência cotidiana das crianças e adolescentes transforma-se em aprendizado para o futuro.

Fonte: SINDAFEP

Relacionados

6 DE OUTUBRO DE 2026

Dia do Prefeito: governar é cuidar!

Nós reconhecemos e homenageamos todos os prefeitos que trabalham pelo desenvolvimento de...

5 DE OUTUBRO DE 2026

Dia do Empreendedor: projetos do PGP-PR mostram o impacto das boas iniciativas da gestão públicas 

Iniciativas municipais estimulam a geração de renda, a inovação e o desenvolvimento...

2 DE OUTUBRO DE 2026

Outubro Rosa: campanha de conscientização sobre o câncer de mama

A campanha busca ampliar o acesso à informação, estimular hábitos que ajudam a...

21 DE SETEMBRO DE 2026

PGP-PR celebra o Dia do Auditor Fiscal da Receita Estadual do Paraná

Neste dia especial, homenageamos a todos que exercem essa função tão essencial e nobre...