Pensar na educação e na segurança de crianças e adolescentes não se limita apenas ao horário de aula. Os alunos que são deixados em lugares incertos e inadequados enquanto esperam pelo transporte escolar – especialmente entre a zona rural e a zona urbana – são os principais beneficiados pelo projeto Terminal do Estudante – Espaço Cidadão, do município de Assaí, vencedor do Prêmio Gestor Público Especial deste 3º PGP-PR.

Com a iniciativa, centenas de crianças e adolescentes são acolhidos em espaço adequado e têm acesso a princípios pedagógicos de maneira interativa e lúdica.

Funcionando das 6h às 23h30, esse espaço oferece acompanhamento de pedagogas, coordenadoras, estagiária de pedagogia, vigias e auxiliares. Além dessa assistência direta, os profissionais acompanham e fazem vistorias nas linhas de trajeto, desde o embarque até a escola.

Projetos

O espaço também oferece aos alunos, em contraturno, diversas atividades lúdicas e pedagógicas; de produção de texto e leitura; e de aumento da concentração e agilidade de raciocínio.

A comunidade participa dos projetos “Rota da Leitura” e “Circulando de Mão em Mão”, realizados por meio da doação de livros, que ficam disponíveis para leitura durante o trajeto entre sua casa e a escola.

Em datas comemorativas, no pátio do Terminal são realizadas, durante os intervalos do transporte, atividades de “Contação de História” e de “Apresentação de Teatro”.

Com o objetivo de incentivar a produção de textos, há o “Concurso de Redação”. Promovido em ocasiões especiais, conta com premiação para os pequenos escritores.

O desenvolvimento do aluno é estimulado diariamente. Por meio de pesquisas em livros, do acesso à internet, do reforço escolar, de jogos de raciocínio e concentração, entre outros, os estudantes conseguem melhorar seu rendimento em muitos aspectos. Além disso, a biblioteca e a televisão para vídeos educativos são importantes ferramentas disponíveis para a formação do aluno.

Durante as férias escolares, o espaço também é ocupado pelo projeto City Tour – “passeio pela cidade” – que oferece passeio turístico para a comunidade, circulando pelo perímetro urbano de Assaí. Com duração entre 2h30 e 3h, o trajeto começa no Terminal do Estudante e passa por repartições públicas, construções em andamento, praças e outros locais de interesse da população. Ao final, é oferecida degustação da merenda escolar, para que a qualidade das refeições oferecidas aos estudantes seja avaliada.

Acolhida e formação

O objetivo do Terminal é promover a valorização escolar por meio de ambiente seguro, oferecendo condições para formação sólida. O conforto dos alunos também é visto como prioridade, uma vez que se deseja oferecer local seguro e agradável a eles.

Além da preocupação com a formação de crianças e adolescentes, o projeto auxilia no aprimoramento da noção de coletivo. O hábito do uso adequado dos espaços públicos, criando também a consciência da importância de conservá-los, é desenvolvido nos estudantes em seu processo de formação.

A iniciativa ainda estabelece como objetivo fazer com que o cidadão perceba o valor de sua participação na construção do município, compreendendo, também, a evolução da cidade.

Cotidiano

Por volta das 5h, os veículos de transporte escolar saem da garagem para a área rural, chegando ao Terminal do Estudante entre 7h e 7h20. Lá, os estudantes são recepcionados por pedagogos e se dirigem às suas escolas. Às 11h30, os ônibus retornam aos locais de estudo e recolhem os alunos, para, meia hora depois, retorná-los à zona rural.

No final da linha, aqueles que estudam no período da tarde esperam pela condução às 13h. O mesmo processo acontece com os alunos do noturno.

O transporte é realizado durante todo o ano letivo, beneficiando muitas crianças e adolescentes.

Resultados

Os estudantes e a comunidade demonstram estar bastante satisfeitos com a iniciativa, o que é manifestado, especialmente, por meio do interesse dos alunos em participar das atividades realizadas.

O encantamento e a admiração pelas ações desenvolvidas são facilmente percebidos por quem visita e convive no espaço. A grande procura dos jovens também demonstra o resultado positivo do projeto.

A mudança de comportamento de crianças e adolescentes em relação ao bom uso e à conservação do Terminal do Estudante é notável. Além disso, é importante indicativo do real sucesso dessa iniciativa do município de Assaí.

 

Relacionados

21 DE ABRIL DE 2024

Bom Gestor Público: iniciativas que transformam a vida dos cidadãos

Ao longo do ano, as pílulas são veiculadas na AERP e disponibilizadas para rádios dos...

16 DE ABRIL DE 2024

Sistema interno do PGP-PR está passando por melhorias

Apesar da manutenção do sistema de inscrição, a organização está garantindo que os...

11 DE ABRIL DE 2024

PGP-PR tem cinco novos troféus

Os troféus estão alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da...