Criada há 13 anos, a Escola de Gestão Pública do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) se tornou uma referência nacional em capacitação. Desde sua fundação, em 29 de fevereiro de 2008, durante gestão do conselheiro Nestor Baptista na Presidência da Casa, a instituição realizou mais de 3 mil eventos de formação técnica, que receberam aproximadamente 400 mil inscrições.
O objetivo da EGP é disseminar conhecimentos relacionados à administração pública e capacitar, por meio de cursos presenciais e a distância, servidores do próprio Tribunal e de outros órgãos estatais, além da sociedade em geral.
Desde sua criação, a EGP registra progressos consideráveis, que contribuem para consolidar sua respeitada reputação Brasil afora. A partir do ano passado, estes se deram especialmente em relação a suas plataformas virtuais de ensino, o que permitiu que a unidade se adaptasse com muita tranquilidade à necessidade do isolamento social imposta pela chegada ao país da pandemia da Covid-19.
Por exemplo, o uso intensivo do YouTube para a realização de lives – muitas delas com orientações relacionadas ao novo coronavírus – fez com que o número de inscritos no canal da EGP na plataforma passasse de 46 a mais de 2.200 em apenas um ano: uma multiplicação por quase 50 vezes. Desde janeiro de 2021, esta quantidade aumentou ainda mais, para quase 5.600 inscritos – ou seja, chegou próximo a triplicar dentro de apenas cinco meses. Além disso, há agora mais de 200 cursos gravados que podem ser assistidos de forma gratuita no site da EGP.
O número de pessoas atingidas pelas capacitações promovidas pela Escola de Gestao Pública também mais do que dobrou entre 2019 e 2020, mesmo com a diminuição dos encontros presenciais. Enquanto, no ano retrasado, pouco menos de 50 mil pessoas participaram de 147 eventos da EGP (111 deles presenciais e 36 virtuais), em 2020 esse número chegou a 111 mil, distribuídos por 164 cursos – a grande maioria deles realizada de forma online, com lançamentos semanais de novas atividades.
Cursos online
Atualmente, o portal da EGP na internet oferece um acervo de 165 cursos e palestras online, continuamente renovados ou revisados, que estão permanentemente à disposição dos interessados, de forma gratuita. Os temas abrangem as principais áreas da administração pública, como Direito, Contabilidade, atos de pessoal, transferência voluntária de recursos e controle social, além de licitações e contratos
Também vale destacar que a crescente audiência da EGP não se restringe ao Paraná. É cada vez mais frequente a presença de público proveniente de outros estados brasileiros nos eventos da Escola, que conta hoje com 95 mil cadastros ativos de todo o país em seu banco de alunos.
Estrutura melhor
No final de 2020, na conclusão da terceira gestão do conselheiro Nestor Baptista na Presidência do TCE-PR, foram entregues as obras de ampliação do espaço ocupado pela EGP, no 6º andar do Edifício-anexo do Tribunal, em Curitiba. O local conta agora com um auditório com capacidade para 145 pessoas, equipado com dispositivos de última geração que proporcionam interatividade ao público, bem como com duas salas de aula capazes de receber 40 pessoas cada.
Enquanto a primeira foi especialmente desenhada em formato de anfiteatro, para acolher os cursos de MBA oferecidos pela EGP, a segunda consiste em uma sala de metodologias ativas, onde mesas e cadeiras possuem rodas para locomoção, além de três projetores que permitem a realização de cursos e reuniões de trabalho em múltiplos formatos. Os três locais possuem ainda equipamentos multimídia para gravação e transmissão de aulas remotas.
Uma das ideias da atual gestão, do conselheiro Fabio Camargo, é credenciar a EGP como instituição de ensino superior junto ao Conselho Estadual de Educação. “Seria a coroação de uma trajetória vitoriosa iniciada 13 anos atrás pelo conselheiro Nestor Baptista”, afirmou o presidente.
Parceria TCE e PGP
O Tribunal de Contas do Estado do Paraná é parceiro de longa data do Prêmio Gestor Público Paraná. O órgão e a premiação primam pela boa gestão municipal, buscando sempre incentivar a capacitação dos gestores públicos, promovendo melhorias para a população paranaense.
Fonte: TCE-PR