Marialva 1Com produção média de 30 toneladas de Resíduos Sólidos Urbanos (RSU) por dia, a administração de Marialva vem, nos últimos anos, adotando diversas medidas para solucionar os problemas gerados por esse acúmulo. Entre elas está o Centro de Triagem e Compostagem (CTC), projeto que recebeu troféu da terceira edição do PGP-PR.

Construído pela administração de Marialva, o Centro está sob a responsabilidade da Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Marialva (Aclimar), à qual 35 trabalhadores são associados.

Estrutura
A construção do CTC teve início em janeiro de 2010, no Aterro Sanitário Municipal, e foi finalizada em outubro de 2011. Seu objetivo era melhorar as condições de trabalho desses catadores, que eram impróprias.

Com o fim da obra, surgiu a necessidade de equipar o barracão para otimizar o processo de reciclagem e compostagem. Para isso, a Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente conseguiu recursos por editais da Fundação Nacional de Saúde (Funasa) do Ministério da Saúde (MS) e do Fundo Socioambiental da Caixa Econômica Federal, que ofereciam recursos para projetos que envolvessem RSU.

O município de Marialva e a Aclimar foram contemplados com verbas para aquisição de equipamentos como caminhão, trator, prensas hidráulicas, esteiras elétricas e compressor. Houve, ainda, aperfeiçoamento da gestão administrativa e do processo produtivo da Associação.

Transformação
O Centro de Triagem e Compostagem também estabelece como objetivo reduzir ao máximo o aterramento de RSU, para que possam ser reaproveitados. Em seus cinco anos de existência, o projeto tem sido agente de transformação não apenas para as famílias diretamente envolvidas, mas para a população em geral, que tem acesso à educação ambiental com as visitas ao CTC, guiadas por técnicos da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente.

Além disso, o adubo produzido por meio da compostagem é vendido, gerando renda aos associados.

Mensalmente, são processadas cerca de 270 toneladas de resíduos, sendo 120 t provenientes da coleta seletiva e 150 t de rejeitos orgânicos.

Fonte: PGP-PR

Relacionados

15 DE ABRIL DE 2026

PGP-PR e MPC-PR promovem palestras sobre gestão pública inclusiva e eficiente

Palestras aconteceram na Sefa Paraná e foram transmitidas ao vivo no YouTube

7 DE ABRIL DE 2026

Dia Mundial da Saúde: não é luxo, é prioridade

Data proclamada pela OMS tem o objetivo de conscientizar sobre a saúde global, bem-estar...

1 DE ABRIL DE 2026

Abril Azul: Mês de Conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista

A campanha promove a inclusão escolar e no mercado de trabalho, além de enfatizar a...

30 DE MARçO DE 2026

PGP-PR convida gestores a participarem da live Gestão Pública na Era da Inteligência Artificial

Live será realizada no próximo dia 31, às 19h

10 DE MARçO DE 2026

MBA em Gestão Pública capacita profissionais para enfrentar desafios reais do setor público

Pós-graduação é voltada para preparar profissionais para enfrentar os desafios reais...

10 DE MARçO DE 2026

Março Lilás: conscientização sobre a prevenção e o combate ao Câncer do Colo do Útero

A campanha acontece durante o mês de março, com o objetivo de conscientizar,...