saúde-do-professor-PAG.35Ser professor é desgastante quando o trabalho compromete a saúde e até o rendimento do profissional. Pesquisas apontam que docentes são os mais propensos a ter nível de estresse alto, pressão arterial elevada, distúrbios osteoarticulares na coluna, obesidade, depressão, dificuldades com a voz, e problemas de saúde mental. A fim de melhorar a saúde e o trabalho dos professores, Arapongas, por meio das Secretarias Municipais de Educação, Saúde e do Centro Municipal de Atendimento Especializado, criou o programa Saúde do Professor. As ações acontecem uma vez por semana, com acompanhamento de psicopedagogas e um fisioterapeuta. Ao todo, 938 professores do Ensino Fundamental foram beneficiados com as atividades. Em 2016, o projeto completou quatro anos de existência e, nessa 4ª edição do PGP-PR, levou para o município um Certificado de Reconhecimento.

Atividade

Os professores podem se inscrever gratuitamente e são alocados para grupos com no máximo 30 participantes. Cada grupo tem quatro encontros, com conversas que abordam temas sobre saúde postural, saúde nutricional, saúde vocal e saúde emocional. O objetivo é criar um ambiente para os profissionais exporem seus sentimentos, além de tratarem de problemas de saúde. A cada encontro, organizadores esperam que os docentes possam levar o que aprenderam para o trabalho, e adotem hábitos físicos, alimentares, vocais e emocionais saudáveis.

Resultados

Novos hábitos e comprometimento em participar de todos os encontros foram os principais resultados obtidos por meio do projeto. Houve, também, contratação de auxiliares de serviços gerais, merendeiras, além de mais colaboradores para palestras. Em 2016, a iniciativa alcançou 25% de docentes da cidade. A intenção é atingir cada vez mais profissionais, além de estabelecer uma relação constante com a Secretaria de Saúde, para o controle de doenças relacionadas ao trabalho dos docentes.

Fonte: PGP-PR

Relacionados

21 DE SETEMBRO DE 2026

PGP-PR celebra o Dia do Auditor Fiscal da Receita Estadual do Paraná

Neste dia especial, homenageamos a todos que exercem essa função tão essencial e nobre...

9 DE SETEMBRO DE 2026

Dia do Administrador: uma homenagem aos profissionais que transformam gestão em resultados para a sociedade

Neste dia especial, o PGP-PR celebra todos os profissionais que tornam a administração...

1 DE SETEMBRO DE 2026

Setembro Amarelo: Mês de Prevenção ao Suicídio

Falar sobre saúde mental também é falar sobre prevenção

17 DE AGOSTO DE 2026

Instituto Sindafep prestigia evento de comemoração dos 75 anos do Corecon

Foram reunidos economistas, autoridades e representantes de instituições parceiras para...

13 DE AGOSTO DE 2026

Dia do Economista: transformar dados em decisões que impulsionam o desenvolvimento

Neste dia especial, o PGP-PR presta sua homenagem a todos os economistas!