saúde-do-professor-PAG.35Ser professor é desgastante quando o trabalho compromete a saúde e até o rendimento do profissional. Pesquisas apontam que docentes são os mais propensos a ter nível de estresse alto, pressão arterial elevada, distúrbios osteoarticulares na coluna, obesidade, depressão, dificuldades com a voz, e problemas de saúde mental. A fim de melhorar a saúde e o trabalho dos professores, Arapongas, por meio das Secretarias Municipais de Educação, Saúde e do Centro Municipal de Atendimento Especializado, criou o programa Saúde do Professor. As ações acontecem uma vez por semana, com acompanhamento de psicopedagogas e um fisioterapeuta. Ao todo, 938 professores do Ensino Fundamental foram beneficiados com as atividades. Em 2016, o projeto completou quatro anos de existência e, nessa 4ª edição do PGP-PR, levou para o município um Certificado de Reconhecimento.

Atividade

Os professores podem se inscrever gratuitamente e são alocados para grupos com no máximo 30 participantes. Cada grupo tem quatro encontros, com conversas que abordam temas sobre saúde postural, saúde nutricional, saúde vocal e saúde emocional. O objetivo é criar um ambiente para os profissionais exporem seus sentimentos, além de tratarem de problemas de saúde. A cada encontro, organizadores esperam que os docentes possam levar o que aprenderam para o trabalho, e adotem hábitos físicos, alimentares, vocais e emocionais saudáveis.

Resultados

Novos hábitos e comprometimento em participar de todos os encontros foram os principais resultados obtidos por meio do projeto. Houve, também, contratação de auxiliares de serviços gerais, merendeiras, além de mais colaboradores para palestras. Em 2016, a iniciativa alcançou 25% de docentes da cidade. A intenção é atingir cada vez mais profissionais, além de estabelecer uma relação constante com a Secretaria de Saúde, para o controle de doenças relacionadas ao trabalho dos docentes.

Fonte: PGP-PR

Relacionados

26 DE FEVEREIRO DE 2026

CoreconPR renova parceria com Prêmio Gestor Público Paraná 2026

Reunião realizada nesta semana reforçou compromisso institucional com a valorização...

18 DE FEVEREIRO DE 2026

Coordenador do PGP-PR realiza visita à Prefeitura de Prudentópolis para divulgar o prêmio

Encontro aconteceu durante o feriado de Carnaval

18 DE FEVEREIRO DE 2026

PGP-PR ergue outdoor em homenagem a Mercedes, pela conquista do Troféu Melhor do Ano

Na 13ª edição, o projeto Sementinha da Inclusão recebeu os troféus Melhor do Ano e...

13 DE FEVEREIRO DE 2026

PGP-PR renova parceria com CRA-PR

Reunião estratégica entre as instituições define etapa decisiva da premiação e...

13 DE FEVEREIRO DE 2026

Celebramos o Dia Mundial do Rádio!

Data foi oficializada pela Unesco, em 2011, em homenagem à primeira transmissão de um...

12 DE FEVEREIRO DE 2026

PGP-PR e Aerp renovam parceria para 2026

Na reunião, foi entregue o relatório das atividades realizadas pela premiação em 2025