Página 40

A ampliação da monocultura fez com que os agricultores familiares ficassem à margem da cadeia produtiva. A gestão de Guarapuava, diante do alto índice de agricultura familiar, adotou o Semeando Saberes: Formação de Agentes Populares de Educação Ambiental na Agricultura Familiar e Implementação de Projetos Comunitários no Município de Guarapuava-PR. O projeto recebeu, no 3º PGP-PR, Certificado de Reconhecimento.

Por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, em parceria com o Ministério do Meio Ambiente (MMA), a Prefeitura desenvolve a iniciativa desde maio de 2014. O objetivo é formar Agentes Populares de Educação Ambiental na Agricultura Familiar e implantar projetos comunitários com práticas produtivas sustentáveis e tecnologias sociais nas áreas rurais.

Educação ambiental

Mesmo representando 81% das unidades produtivas do município, os agricultores familiares enfrentam desafios. Por isso, a educação ambiental é ferramenta eficaz para preservar esse modelo de produção.

Dentre as diferentes correntes, a iniciativa optou pela abordagem crítica, por se adequar melhor ao público e às suas propostas.

Etapas

O Semeando Saberes foi organizado visando três metas. A primeira consiste em ofertar curso de formação de agentes educacionais. Foram disponibilizadas 180 vagas, distribuídas entre os membros das comunidades rurais previamente determinadas.

A segunda etapa propõe execução de campanha de educação ambiental voltada para a sustentabilidade no meio rural, servindo de apoio à mobilização, sensibilização e comunicação social entre as áreas envolvidas.

A terceira estabelece a implementação de Projetos Comunitários de Educação Ambiental (Pcea), em que os educandos do curso constroem suas propostas de maneira participativa com as comunidades. Contribuindo com a reflexão sobre sustentabilidade nas comunidades rurais, os educandos baseiam-se nos conteúdos abordados durante as oficinas técnicas para promover a intervenção socioambiental.

Com término previsto para maio de 2017, o projeto já cumpriu a primeira meta. Beneficiando 180 alunos e as comunidades rurais, o Semeando Saberes envolverá mais agentes formados, transformando a realidade e visando a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos.

 

Fonte: SINDAFEP

Relacionados

15 DE ABRIL DE 2026

PGP-PR e MPC-PR promovem palestras sobre gestão pública inclusiva e eficiente

Palestras aconteceram na Sefa Paraná e foram transmitidas ao vivo no YouTube

7 DE ABRIL DE 2026

Dia Mundial da Saúde: não é luxo, é prioridade

Data proclamada pela OMS tem o objetivo de conscientizar sobre a saúde global, bem-estar...

1 DE ABRIL DE 2026

Abril Azul: Mês de Conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista

A campanha promove a inclusão escolar e no mercado de trabalho, além de enfatizar a...

30 DE MARçO DE 2026

PGP-PR convida gestores a participarem da live Gestão Pública na Era da Inteligência Artificial

Live será realizada no próximo dia 31, às 19h

10 DE MARçO DE 2026

MBA em Gestão Pública capacita profissionais para enfrentar desafios reais do setor público

Pós-graduação é voltada para preparar profissionais para enfrentar os desafios reais...

10 DE MARçO DE 2026

Março Lilás: conscientização sobre a prevenção e o combate ao Câncer do Colo do Útero

A campanha acontece durante o mês de março, com o objetivo de conscientizar,...