A ampliação da monocultura fez com que os agricultores familiares ficassem à margem da cadeia produtiva. A gestão de Guarapuava, diante do alto índice de agricultura familiar, adotou o Semeando Saberes: Formação de Agentes Populares de Educação Ambiental na Agricultura Familiar e Implementação de Projetos Comunitários no Município de Guarapuava-PR. O projeto recebeu, no 3º PGP-PR, Certificado de Reconhecimento.
Por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, em parceria com o Ministério do Meio Ambiente (MMA), a Prefeitura desenvolve a iniciativa desde maio de 2014. O objetivo é formar Agentes Populares de Educação Ambiental na Agricultura Familiar e implantar projetos comunitários com práticas produtivas sustentáveis e tecnologias sociais nas áreas rurais.
Educação ambiental
Mesmo representando 81% das unidades produtivas do município, os agricultores familiares enfrentam desafios. Por isso, a educação ambiental é ferramenta eficaz para preservar esse modelo de produção.
Dentre as diferentes correntes, a iniciativa optou pela abordagem crítica, por se adequar melhor ao público e às suas propostas.
Etapas
O Semeando Saberes foi organizado visando três metas. A primeira consiste em ofertar curso de formação de agentes educacionais. Foram disponibilizadas 180 vagas, distribuídas entre os membros das comunidades rurais previamente determinadas.
A segunda etapa propõe execução de campanha de educação ambiental voltada para a sustentabilidade no meio rural, servindo de apoio à mobilização, sensibilização e comunicação social entre as áreas envolvidas.
A terceira estabelece a implementação de Projetos Comunitários de Educação Ambiental (Pcea), em que os educandos do curso constroem suas propostas de maneira participativa com as comunidades. Contribuindo com a reflexão sobre sustentabilidade nas comunidades rurais, os educandos baseiam-se nos conteúdos abordados durante as oficinas técnicas para promover a intervenção socioambiental.
Com término previsto para maio de 2017, o projeto já cumpriu a primeira meta. Beneficiando 180 alunos e as comunidades rurais, o Semeando Saberes envolverá mais agentes formados, transformando a realidade e visando a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos.
Fonte: SINDAFEP