O município de Ponta Grossa, nos Campos Gerais do Paraná, tem demonstrado compromisso exemplar com a educação inclusiva, ao implementar políticas públicas voltadas às necessidades específicas das crianças da Educação Especial. Atualmente, a cidade atende cerca de 33 mil alunos, dos quais o público-alvo da Educação Especial Inclusiva passou de 834 estudantes (em 2021) para impressionantes 1486 (em julho de 2023). Esse crescimento evidencia a urgência por espaços e serviços especializados.

Em resposta ao número elevado, a Prefeitura Municipal criou o Centro Integrado de Atendimento à Criança da Educação Especial Inclusiva (CIAC), oficializado pelo Decreto nº 22.110 de 21 de julho de 2023. O projeto reúne quatro importantes entidades municipais — Secretaria Municipal de Educação (SME), Fundação Municipal de Saúde (FMS), Fundação de Assistência Social (FASPG) e Secretaria Municipal de Esportes (SMESP) — para oferecer um atendimento multidisciplinar que inclui ações pedagógicas, clínicas, esportivas e sociais, visando o desenvolvimento integral das crianças neurodivergentes da rede pública.

“Esses espaços oferecem o atendimento especializado que cada criança precisa, por meio da integração entre secretarias, permitindo um fluxo de atenção mais eficiente. Preenchemos uma lacuna importante para que essas crianças se desenvolvam ainda mais, sem filas de espera, com um atendimento rápido e que melhore o seu aprendizado escolar”, destaca a prefeita Elizabeth Schmidt.

O orçamento do projeto é de R$ 2 milhões e foi planejado de forma detalhada, garantindo viabilidade financeira e suporte às atividades propostas para atender crianças da Educação Especial Inclusiva. Os recursos vêm de diversas fontes, como orçamentos municipais das Secretarias de Educação, Saúde, Assistência Social e Esportes, além de parcerias com fundações municipais.

Os bons resultados garantiram ao projeto o Troféu Educação do Prêmio Gestor Público Paraná (PGP-PR) 2024, uma das premiações mais importantes desse segmento no país. Mais informações sobre esse projeto e outras iniciativas premiadas no PGP-PR, você encontra no nosso Banco de Projetos.

Relacionados