Lidando com o desafio da escassez de água para distribuição e consumo, o projeto Cultivando Água Limpa, da Prefeitura de Ivaiporã e do Departamento Municipal de Meio Ambiente e Serviços Urbanos, ganhou reconhecimento ao receber o troféu do 3º PGP-PR.
A iniciativa tem como objetivo recuperar, revitalizar e preservar as nascentes e as matas ciliares dos cursos de água da bacia do Rio Pindaúva. A região é manancial que abastece a área rural e mais de 30 mil habitantes do município.
A proposta é recuperar mais de 100 nascentes e 20 mil metros lineares de mata ciliar e APPs. As nascentes são o ponto de partida estratégico para a recuperação dos recursos hídricos e a preservação da biodiversidade.
A execução se dá por meio da utilização de técnicas definidas por diagnóstico prévio. A partir do estudo, técnicos dos Departamentos de Meio Ambiente e de Agricultura estabelecem as ferramentas adequadas para cada área, respeitando a legislação vigente.
Execução
O programa se inicia com a elaboração do plano base para a realização das vistorias nos locais; e, logo em seguida, são produzidas as mudas para plantio.
Como o processo conta ainda com tramitação de leis e decretos de preservação, a informação tem papel de destaque para a efetivação dos objetivos estipulados.
Dessa forma, ações – como a realização de palestras, cadastramentos e envio de cartas de anuência – são amplamente divulgadas na imprensa. Também é feito acompanhamento técnico.
Resultados
O projeto se estenderá até 2018. Mesmo assim, já é possível perceber frutos do trabalho desenvolvido. Houve aumento da vazão das nascentes, impactando positivamente a captação de água pela Sanepar.
Além disso, iniciou-se o processo de recuperação das matas ciliares e os habitantes da área rural são beneficiados com o resgate de água nas propriedades. O projeto Cultivando Água Limpa permitiu que houvesse melhora significativa da vazão de água e de sua qualidade. Com isso, 34 mil habitantes são favorecidos.
Também obtêm melhorias a partir dessa iniciativa os processos de revitalização e recuperação do meio ambiente – como a preservação da biodiversidade local, correção de erosão e contenção da água das chuvas pelas microbacias.
Fonte: Sindafep