Crianças, jovens e adultos do município de Ipiranga estão envolvidos nas ações de preservação do meio ambiente desenvolvidas pelo projeto Ipiranga Sustentável.
Iniciado em 2013, o projeto ganhou um troféu Prêmio Gestor Público na segunda edição do PGP-PR, em reconhecimento pelo trabalho realizado com a comunidade escolar em prol do desenvolvimento sustentável da região.
O objetivo é promover atividades de educação ambiental com a população, conforme a recomendação da Lei 9.795/1999, de que “é dever da sociedade como um todo manter atenção permanente à formação de valores, atitudes, e habilidades que propiciem a atuação individual e coletiva voltada para a prevenção, a identificação e a solução de problemas ambientais”.
Para isso foram promovidas ações para reduzir, reaproveitar e reutilizar o maior número possível de resíduos gerados no município.
Os principais envolvidos no projeto de educação ambiental são os próprios alunos da rede de ensino, que atuam como divulgadores das ações para seus familiares, gerando uma cadeia de conscientização em toda a sociedade.
Além disso, a comunidade escolar e a população local também são envolvidas a fim de contribuírem para a melhoria do meio ambiente, compreendendo a importância de suas responsabilidades ambientais e do cooperativismo em todos os segmentos da população.
O aumento do volume de materiais recicláveis arrecadados nas escolas municipais, a coleta seletiva no município e a diminuição do material reciclável enviado para o aterro sanitário são algumas das metas do projeto.
Também pretende-se fazer blitz de mobilização ambiental na cidade, palestras e reuniões de incentivo à preservação ambiental e lançar a feirinha verde – na qual a população poderá trocar materiais recicláveis por verduras e artesanatos.
Educação ambiental
Dez escolas de rede pública municipal das zonas rural e urbana participam do projeto Ipiranga Sustentável, envolvendo alunos de todas as idades, desde a creche até o ensino fundamental, para que criem a cultura de sustentabilidade desde cedo.
Ao todo são mais de 1.500 crianças envolvidas na educação ambiental, aprendendo sobre a importância do seu papel para a preservação do meio ambiente.
Escolas da rede estadual, órgãos privados e públicos possuem parcerias com os realizadores do projeto, por perceberem o potencial das crianças para motivar e reproduzir ações sustentáveis em sua família e na comunidade local.
A participação dos familiares, em conjunto com os membros das escolas, como professores, coordenadores e responsáveis técnico-ambientais, colabora para o processo de conscientização ambiental.
Para que as crianças compreendam que o ser humano necessita de tudo que há no planeta, e que é preciso aprender a cuidar, renovar e cultivar os elementos essenciais à vida, as atividades de educação ambiental são feitas de forma lúdica e dinâmica.
Atitudes
Em paralelo às ações de educação ambiental, o município vem reestruturando seu plano de gerenciamento de resíduos sólidos e ajudando no descarte correto de cada tipo de resíduo.
Para contribuir na conscientização da população para o melhor aproveitamento de recursos naturais, são promovidas ações ambientais, palestras e conversas.
Para mobilizar a comunidade local sobre as questões ambientais, os gestores de Ipiranga realizaram campanhas educativas estimulando os cidadãos a cuidarem do ambiente nos pequenos gestos do dia a dia, como separar o lixo reciclável e não jogar dejetos em locais inapropriados.
Apenas nos pontos de coleta, o município conseguiu arrecadar quase duas toneladas de materiais recicláveis, sem contar com os materiais arrecadados nas casas pelo caminhão de reciclagem – totalizando três mil garrafas pet, 248 discos de vinil e quase cinco mil CDs que serão usados para artesanato. A superação da meta de uma tonelada é reflexo do engajamento da população para contribuir com o desenvolvimento sustentável.
Toda população do município – cerca de 14 mil habitantes – está sendo beneficiada com a adoção das medidas. Resíduos que antes eram descartados em local inadequado agora têm a destinação correta, não geram acúmulo de lixo e sujeira e ajudam a evitar possíveis doenças e inundações.