Castro esteve entre os 36 municípios do Estado premiados na segunda edição do Prêmio Gestor Público Paraná (PGP-PR), promovido pelo Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita do Estado do Paraná (Sindafep). O secretário municipal de Governo, Ricardo Cardoso Filho, representou o prefeito Reinaldo Cardoso na solenidade de premiação, que aconteceu na noite de segunda-feira (1º) no plenário da Assembleia Legislativa do Estado do Paraná (Alep). O secretário municipal de Esporte, Antenor Quintiliano Telles, também esteve presente no evento. 
De Castro, o projeto 'Equoterapia como Prestação de Serviço à Comunidade', desenvolvido pela Secretaria Municipal da Família e Desenvolvimento Social, recebeu o Certificado de Reconhecimento. “O evento serviu para esta troca de informações, além de condecorar não só o município mas a equipe que desenvolve este belíssimo projeto, demonstrando o interesse da administração em buscar soluções que beneficiem a população castrense”, explica Ricardo. Implantado em 2013 e desenvolvido no Centro de Referência de Assistência Social Liberdade Assistida e Prestação de Serviço à Comunidade (Creas LA e PSC), o trabalho apresenta a equoterapia como uma opção de medida socioeducativa aplicada a adolescentes infratores e é desenvolvido nos Centros de Referência Especializado de Assistência Social (Creas).
No total, participaram 61 prefeituras, que apresentaram 133 projetos das mais diversas áreas de atuação – superando os números do ano anterior, no qual 49 municípios apresentaram 89 projetos – refletindo o sucesso da iniciativa. Após um longo processo de avaliação — que contou com uma pré-análise dos projetos pelo comitê técnico, avaliação de campo, análise e avaliação pelo comitê técnico, e avaliação final pela comissão julgadora — foram selecionados os 36 finalistas provenientes de 30 municípios que possuem os melhores projetos do Paraná. 
O Prêmio tem como principal objetivo o reconhecimento de gestores públicos municipais que desenvolvem boas práticas administrativas e projetos de administração pública que trazem resultados positivos para as cidades e para a população. As premiações se distribuíram nas categorias Prêmio Especial, Prêmio Destaque Saúde, Prêmio Administração Tributária, Prêmio Tecnologia da Informação e Comunicação, Prêmio Gestor Público, Certificado de Reconhecimento e Menção Honrosa.
A mesa de honra dos trabalhos foi presidida pelo segundo vice-presidente do Legislativo, deputado Douglas Fabrício; e integrada pelo secretário-chefe da Casa Civil, Cesar Silvestri; pelo primeiro vice-presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Paulo Vasconcelos; pelo presidente do Sindafep, José Carlos Carvalho; pelo coordenador geral do Prêmio, Laerzio Chiesorin Júnior; pelo diretor de Contas Municipais do Tribunal de Contas do Estado, Akichide Ogasawara; e pelos deputados Tercílio Turini e Doutor Batista.
"A iniciativa do Sindafep é louvável. Infelizmente, nós vivemos um momento no país em que se destacam pela mídia os maus exemplos e a sociedade acaba olhando isso como referência. Mas a referência são os bons exemplos, que são a grande maioria. Aqui pudemos ver uma amostra de boas iniciativas", destacou segundo vice-presidente do Legislativo.
MULTIPLICANDO RESULTADOS
Os projetos selecionados na segunda edição do PGP-PR integrarão o banco de dados, com as iniciativas do ano anterior, para que permaneçam acessíveis aos gestores públicos e possam ser multiplicados por todos os municípios do Paraná. “Para nós é um orgulho ter o projeto entre os melhores do Estado. Mas, mais importante do que isso é que todo estes projetos premiados vão para um banco de dados que pode ser consultado pelas Prefeituras, que têm oportunidade de desenvolver ações que vão beneficiar a população”, completa o secretário de Governo. 
"De fato nosso Prêmio é um sucesso. O aumento da quantidade e da qualidade dos projetos foi evidente. Nós, do Sindicato, estamos muito felizes com toda a movimentação que a premiação propicia e principalmente com o fato de o PGP-PR e os projetos do nosso banco já estarem servindo de exemplo para outros municípios", destacou o coordenador-geral do PGP-PR, Laerzio Chiesorin Junior.
A Federação Nacional do Fisco Estadual e Distrital (Fenafisco) também apoia a disseminação da iniciativa do Prêmio Gestor Público – iniciada no Rio Grande do Sul – por todo o país.
 

Relacionados

1 DE OUTUBRO DE 2024

Outubro rosa: mês de conscientização e prevenção ao câncer de mama

O câncer de mama é o tipo mais comum entre as mulheres no Brasil e no mundo...

30 DE SETEMBRO DE 2024

Retrospectiva: conheça os projetos premiados na categoria Tecnologia e Inovação

A cada edição, a premiação celebra projetos que impulsionam o desenvolvimento...

30 DE SETEMBRO DE 2024

Unioeste oferece pós-graduação gratuita na área de educação fiscal

O curso tem como objetivo capacitar profissionais para compreender a importância do uso...