Desde 2006, o Senai oferece àqueles que desejam empreender um serviço de pré-incubadora. Os Hotéis de Projetos Inovadores (HPIs) são ?laboratórios? que abarcam propostas com objetivo de desenvolver e formar empreendedores, através de ideias com foco na inovação, tecnológica ou social, com potencial de virar negócio. Os HPIs oferecem estrutura e consultoria para o desenvolvimento dos projetos, visando fomentar a cultura empreendedora e a manifestação criativa dos participantes e incentivando a criação de empresas e postos de trabalho no Estado. As ideias são pré-incubadas por dois anos ou até que estejam prontas para serem oferecidas ao mercado.
Atuando em Curitiba, Londrina, Maringá, Cascavel, Toledo, Ponta Grossa e Telêmaco Borba, os HPIs atendem alunos do Senai e Sesi regularmente matriculados; egressos de até 2 anos, projetos oriundos da Mostra Inova e empresas que desejam desenvolver projetos inovadores na área tecnológica ou social, por meio de alunos empreendedores. Nos sete anos de funcionamento, os Hotéis já atenderam mais de 180 alunos e envolveram mais de 50 orientadores, além convênios firmados, patentes depositadas, tecnologia transferida, marcas registradas e negócios gerados.
Vocação em Ação
Em Telêmaco Borba, um dos parceiros do Senai é a Prefeitura Municipal. O programa ?Vocação em Ação?, criado em maio de 2010 e desenvolvido pela Secretária Municipal de Trabalho e Indústria Convencional (SMTIC) do município, em parceria com o Senai, abrigou cinco projetos propostos por empreendedores locais no HPI, que se transformaram em novos produtos. O foco foi o desenvolvimento de produtos inovadores em madeira certificada de pinus e eucalipto, matéria-prima abundante na região, fomentando assim, o empreendedorismo e o surgimento de novas empresas locais.
Nesta semana, o prefeito do município recebeu o prêmio Gestor Público Paraná 2013 pelo programa. A premiação reconheceu boas práticas em educação, tecnologia da informação e administração tributária de 23 municípios paranaenses. Segundo o prefeito, Luiz Carlos Gibson, o reconhecimento pelo trabalho realizado é gratificante. ?Estamos avançando e conquistando benefícios graças ao esforço da equipe, porque sozinho eu não faria nada?, enfatizou. Em 2011, o ?Vocação e Ação? também recebeu o segundo lugar na Mostra Inova Senai Sesi e no Prêmio Senai-Inovação e Serviços Técnicos e Tecnológicos.
Fonte: Agência FIEP