Para garantir a formação de hábitos alimentares saudáveis na idade adulta, o projeto Educação Nutricional nas Escolas está atuando em todas as turmas do ensino fundamental I das três escolas urbanas do município de Joaquim Távora, na região de Jacarezinho. O objetivo é conscientizar as crianças sobre a importância de uma nutrição saudável.

O projeto teve início quando um dos nutricionistas identificou que a maior parte das crianças ingeriam uma grande quantidade de alimentos ultraprocessados, com altos teores de gorduras saturadas, gorduras trans, açúcares e sal.

A preocupação tem fundamento: esses hábitos podem ocasionar obesidade infantil e adulta, acarretando doenças crônicas – hipertensão, câncer e diabetes –, além de agravar o risco de crianças com carências nutricionais, como a hipovitaminose.

Para reduzir o consumo de mortadela, salsicha, salgadinhos, doces, bolachas recheadas e refrigerantes e educá-los para refeições mais nutritivas, os profissionais realizaram uma experiência pedagógica.

Cada turma foi dividida em grupos de quatro a seis participantes, cada grupo montava um prato com as comidas fornecidas. Os ministrantes da atividade explicaram a importância do consumo e os nutrientes presentes nos alimentos e ensinaram hábitos de higiene das mãos e dos alimentos antes de consumi-los.

Eles também relembraram a lei municipal que impede de levar lanches para a escola, principalmente aqueles com alto teor de açúcar e gordura.

Após a explicação, as crianças foram incentivadas a comer o conteúdo dos pratos, que ainda não conheciam ou que diziam não gostar. Os resultados foram, em sua maioria, a mudança de opinião desses alunos, que aceitaram bem os alimentos apresentados e sugeriram levar os ensinamentos para casa.

Segundo os responsáveis pelo projeto em Joaquim Távora, além de beneficiar as crianças e suas famílias, a educação nutricional impacta de maneira positiva a economia da cidade, porque reflete no maior consumo de alimentos produzidos pela agricultura local e familiar.

 

Fonte: PGP – PR

Relacionados

14 DE JUNHO DE 2024

Dia mundial do doador de sangue: uma corrente de solidariedade que salva vidas

A doação de sangue é um ato simples, seguro e que pode salvar muitas vidas...

5 DE JUNHO DE 2024

Dia Mundial do Meio Ambiente: inovando na proteção ambiental

PGP-PR apoia essa causa...

28 DE MAIO DE 2024

Última semana para inscrições na 12ª edição do PGP-PR

Inscrições seguem até o dia 31 de maio...

24 DE MAIO DE 2024

Inscreva seu projeto no PGP-PR até o dia 31 de maio

Inscrições para 12ª edição da premiação estão chegando ao fim...

9 DE MAIO DE 2024

Guarapuava integra dados municipais em plataforma única

Portal GeoGuarapuava dispensa atuação in loco para obter informações...

8 DE MAIO DE 2024

Maio Amarelo promove segurança no trânsito e gentileza nas estradas

Maio é o mês dedicado à conscientização sobre segurança no trânsito, conhecido...