Em Jussara, a população possui um canal para solicitar serviços e se comunicar diretamente com a Prefeitura: o aplicativo Aki Jussara – Solução na Palma da Mão, disponível para ser baixado por qualquer pessoa que tenha um celular ou tablet. A ferramenta foi criada para melhorar a comunicação, tornando fácil para o cidadão a solicitação de serviços e a apresentação de avisos para o município. E o melhor: o projeto foi desenvolvido sem nenhuma despesa para a Prefeitura.
Foi o próprio secretário municipal de Planejamento que desenvolveu a ferramenta. A estrutura de comunicação da Prefeitura também foi utilizada: para promover campanhas e divulgar os benefícios que o aplicativo poderia trazer aos munícipes.
Por meio da ferramenta, é possível solicitar serviços de reparos no sistema de iluminação pública, arborização, avisar sobre focos de dengue e de escorpião ou outros avisos. Além de abrir chamadas para problemas em vias urbanas, como buracos, calçada danificada e bueiro entupido.
Depois que o serviço começou a funcionar em junho deste ano, o aplicativo foi baixado por 300 pessoas e o número de chamadas aumentou já no primeiro mês. Foram 12 solicitações de arborização, um crescimento de 140% em comparação com o mês anterior. Em relação a reparos de iluminação, foram 14 solicitações a mais no comparativo com maio deste ano. No caso de serviços para vias urbanas, o número cresceu 233,33% em relação ao mês anterior, totalizando dez solicitações.
Na área da saúde, entre abril e maio, não havia nenhum chamado para combate a focos de escorpião ou de dengue e, em junho, foram cinco registros, fator que auxiliou inclusive o trabalho dos agentes de saúde.
A meta é que o atendimento à população de Jussara aumente em 25% a cada mês, no comparativo com o período em que a ferramenta ainda não estava disponível.
Fonte: PGP-PR