Políticas de combate às drogas devem levar informações para adolescentes e crianças de maneira eficaz. Em Ivaiporã, dados comprovam que o tráfico e o uso de drogas estavam crescendo entre adolescentes e crianças de todas as classes sociais. Diante desse cenário, foi criado, em 2015, o projeto Valorizando a Vida com ações para a prevenção e redução ao uso de drogas.
Trata-se de uma iniciativa da Diretoria Municipal de Assistência Social e do Conselho Municipal de Políticas sobre Drogas com a realização de atividades na rede de ensino e de serviços socioassistenciais. Por meio de ciclos de oficinas e palestras, psicólogos, assistentes sociais, juízes e promotores da Vara da Infância e Juventude e policiais militares abordam o tema e conscientizam sobre os malefícios causados pelo uso de drogas.
Vídeos e depoimentos de pessoas usuárias de drogas servem de ferramentas para a conscientização de grupos em sala de aula e nos arredores das escolas. São desenvolvidas também práticas educativas com os pais, por meio de palestras voltadas à orientação acerca de cuidados, atenção, regras e limites.
Cerca de 5 mil crianças e adolescentes de escolas e colégios públicos e particulares, de seis bairros e três distritos do município de Ivaiporã, foram beneficiados de modo direto. Os resultados já começaram a aparecer: houve uma diminuição do consumo e do tráfico de drogas e de índices de apreensões. Além disso, a procura por tratamento, grupos de apoio e internações cresceu no período em que o projeto foi desenvolvido.
Valorizando a vida da região
O modelo funcionou e estendeu-se aos municípios vizinhos, onde as ações são realizadas pelos técnicos e profissionais da Assistência Social e da Educação, em parceria com integrantes do projeto de Ivaiporã.
Fonte: PGP-PR