Cenário da Cultura em Maringá - PAG 47Maringá enfrenta um problema latente com o consumo de drogas. Segundo a Secretaria de Assistência Social e Cidadania (SASC), Diretoria sobre Drogas, os indivíduos têm iniciado esse consumo cada vez mais cedo. De acordo com o relatório de 2015, foram realizados 6.441 atendimentos, casos em que a dependência química está instalada. Desses, 708 compreendem a faixa etária de 12 a 20 anos, ou seja, crianças e adolescentes. Para tratar dos problemas desse segmento, Maringá criou o projeto Papo Legal, que tem a finalidade de promover, junto aos jovens e adolescentes, um momento de reflexão e discussão relacionadas ao consumo de álcool e outras drogas. Um Troféu Prêmio Gestor Público Paraná foi entregue ao projeto em 2015. Em 2016, a ação foi laureada com uma Menção Honrosa.

Projeto

Consciente de que a adolescência é uma fase muito importante para o desenvolvimento saudável do ser humano, Maringá investiu em políticas voltadas a esse público para travar a batalha contra as drogas no município. Entendendo que a forma mais eficaz de prevenção é por meio do diálogo, os profissionais da rede de atendimento do município criaram um espaço para que jovens e adolescentes possam debater sobre os problemas trazidos pelas drogas. O objetivo é possibilitar que os jovens questionem, reflitam e discutam as políticas relacionadas ao uso de drogas. Nesses espaços, os alunos têm a liberdade para se expressar e perguntar de forma oral ou escrita, nominal ou anônima.

Metas

O projeto Papo Legal é organizado pela Prefeitura Municipal de Maringá, por meio da Diretoria de Programas sobre Drogas. Em 2015, o desenvolvimento foi feito em 16 colégios estaduais, atingindo cerca de 12 mil alunos. Em 2016, a meta foi alcançar 20 das 39 escolas.

Fonte: PGP-PR

Relacionados

1 DE OUTUBRO DE 2024

Outubro rosa: mês de conscientização e prevenção ao câncer de mama

O câncer de mama é o tipo mais comum entre as mulheres no Brasil e no mundo...

30 DE SETEMBRO DE 2024

Retrospectiva: conheça os projetos premiados na categoria Tecnologia e Inovação

A cada edição, a premiação celebra projetos que impulsionam o desenvolvimento...

30 DE SETEMBRO DE 2024

Unioeste oferece pós-graduação gratuita na área de educação fiscal

O curso tem como objetivo capacitar profissionais para compreender a importância do uso...