Centro de Triagem e Compostagem - CTC de Marialva - PAG 31O Brasil produz cerca de 240 mil toneladas diárias de lixo, sendo que a maior parte é destinada a lixões. Esses resíduos não tratados constituem uma mazela em termos de saneamento básico. Poucas prefeituras fazem como Marialva, que contribui com a melhoria das condições de trabalho dos membros da Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Marialva (Aclimar), por meio do projeto Centro de Triagem e Compostagem – CTC de Marialva. Por essa iniciativa, em 2015 o município levou um Troféu Prêmio Gestor Público Paraná e, em 2016, uma Menção Honrosa.

Mudança

Com 34 mil habitantes, e uma produção de aproximadamente 30 toneladas diárias de resíduos sólidos urbanos (RSU), a administração de Marialva construiu, em 2011, o CTC no aterro sanitário municipal. De lá para cá vários equipamentos já foram adquiridos.

Catadores

A operação do CTC está a cargo da Aclimar – cujos 35 catadores associados realizam a segregação, a classificação, a prensagem, a compostagem e a venda dos materiais. A maioria dos associados vem de famílias em estado de vulnerabilidade.

Além da estrutura, o aumento de 7 para 35 catadores também foi essencial para o processamento mensal de 120 toneladas, provenientes da coleta seletiva, e outras 150 toneladas da coleta de resíduos orgânicos e rejeitos. Para os catadores, o projeto trouxe a oportunidade de trabalhar em um local digno, e de obter renda significativamente maior.

Coleta seletiva

Uma das ações foi a implantação da coleta seletiva, que atinge 100% da área urbana e rural do município. De acordo com o projeto, essa coleta diferenciada de resíduos proporcionou à popula- ção uma alternativa para a destinação correta dos resíduos sólidos domésticos

Fonte: PGP-PR

Relacionados

1 DE OUTUBRO DE 2024

Outubro rosa: mês de conscientização e prevenção ao câncer de mama

O câncer de mama é o tipo mais comum entre as mulheres no Brasil e no mundo...

30 DE SETEMBRO DE 2024

Retrospectiva: conheça os projetos premiados na categoria Tecnologia e Inovação

A cada edição, a premiação celebra projetos que impulsionam o desenvolvimento...

30 DE SETEMBRO DE 2024

Unioeste oferece pós-graduação gratuita na área de educação fiscal

O curso tem como objetivo capacitar profissionais para compreender a importância do uso...