A tarefa de recolocar trabalhadores no mercado em Ponta Grossa estimulou a criação de políticas públicas e projetos na Agência do Trabalhador.
Mesmo com indústrias de vários ramos e com o tronco rodoferroviário, que facilita a logística dos produtos, a cidade tem entre 20 e 30 mil pessoas desempregadas.
O problema está relacionado à falta de qualificação profissional e à baixa escolaridade. Para reverter a situação, o município criou o projeto Mutirão do Emprego – A Agência mais Perto de Você!.
O projeto surgiu após a percepção de que muitas empresas não conheciam os serviços ofertados pela Agência. Como muitas atividades profissionais ocorrem em áreas distantes da própria Agência, a parceria com as empresas é importante, pois disponibiliza salas para entrevistas, além de profissionais capacitados para fazer a triagem dos trabalhadores.
O programa atende as empresas toda terça-feira, no sistema de rodízio. A Agência registrou o aumento de 40% no número de vagas, desde o início das atividades.
Com menos de um ano de existência, o Mutirão do Emprego – A Agência Mais Perto de Você!, foi laureado com o Troféu Prêmio Gestor Público Paraná – Destaque Trabalho (referente ao tema do ano: Trabalho: O município promove. O Estado avança) no IV PGP-PR.
Dificuldades
Mesmo com o crescimento da arrecadação municipal de Ponta Grossa, o setor industrial tem dificuldades para contratar trabalhadores qualificados. Empresas, em alguns setores, contratam funcionários de outros locais, como a indústria cervejeira que, durante seu funcionamento, gerou 700 empregos diretos.
Profissionais demitidos que realizavam tarefas mecânicas tiveram a necessidade de voltar a procurar emprego sem preparo ou escolaridade. Diante da complexidade, o poder público do município tomou a responsabilidade de recolocar a população desempregada em empresas locais.
Empregabilidade
Apesar do cenário, a cidade é a principal no polo de móveis de aço no país, o que gera empregos diretos e indiretos no setor.
Para garantir o sucesso em outros setores, a Agência do Trabalhador busca divulgar e angariar vagas em diversas empresas, gerando novas oportunidades.
Serviços prestados
A instituição realiza a captação e a triagem de vagas, com atendimento direto aos empregadores, que disponibilizam empregos em suas empresas.
Os servidores realizam intermediação do trabalhador com o mercado de trabalho, por meio do Portal Mais Emprego, que permite a visualização de vagas em âmbito nacional.
O setor do seguro desemprego é responsável pela inserção do requerimento do segurado no mercado de trabalho. Além disso, a Agência oferece qualificação profissional, com cursos de profissionalização.
Para facilitar o acesso aos serviços oferecidos pela Agência do Trabalhador, foi criada uma Unidade Móvel que se desloca até a periferia e garante que as informações e a possibilidade de inscrição na agência cheguem a todos os distritos de Ponta Grossa, proporcionando diminuição de custos aos candidatos e maior publicidade às vagas ofertadas.
Fonte: PGP-PR