Todos os anos, 230 estudantes são preparados para serem jovens empreendedores e solidários
O município de Ubiratã, na região Centro-Oeste do Paraná, criou o projeto Educação Econômica e Solidária: para além de uma disciplina, um propósito multiplicador de cidadania. Com a sua criação em 2022, todos os anos a iniciativa impacta cerca de 230 estudantes do Ensino Fundamental da rede municipal de ensino. Os alunos são formados para tornarem-se jovens empreendedores solidários, com foco no desenvolvimento de competências econômicas e comportamentais desde a infância.
A Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SEMEC) é a responsável por organizar as atividades e capacitações voltadas para alunos e professores. A proposta envolve feiras de produtos, arrecadação de itens para Organizações Não Governamentais (ONG) e a criação de hortas solidárias, que proporcionam uma experiência prática de empreendedorismo e cooperação.
As ações estimulam a participação ativa dos estudantes, com o envolvimento da comunidade escolar e a interação com a sociedade local. “A iniciativa não trabalha apenas a parte financeira nas crianças, mas também a parte solidária e cognitiva. É bem interessante”, afirmou a Secretária de Educação, Élcia Godinho de Moraes. O orçamento mensal utilizado é de R$ 37 mil, valor que é investido em remuneração de professores, coordenadores e demais profissionais envolvidos.
Os bons resultados garantiram ao projeto o segundo lugar do Troféu Educação do Prêmio Gestor Público Paraná (PGP-PR) 2024, uma das premiações mais importantes desse segmento no país. Mais informações sobre esse projeto e outras iniciativas premiadas no PGP-PR, você encontra no nosso Banco de Projetos.