Projetos municipais mostram como o turismo pode promover desenvolvimento sustentável, gerar renda e fortalecer a cultura local
O turismo é uma das maiores forças de geração de renda, valorização cultural e preservação ambiental nos municípios. No Paraná, essa potência ganha ainda mais destaque por meio dos projetos reconhecidos pelo Prêmio Gestor Público Paraná (PGP-PR), que premiam boas práticas das gestões municipais.
Cidades pequenas e médias têm mostrado sua criatividade ao transformar belezas naturais, patrimônios históricos, festas típicas e experiências culturais em verdadeiros pólos de atração turística. Com apoio técnico, planejamento e envolvimento comunitário, esses projetos ajudam a movimentar a economia local, fortalecer a identidade das regiões e atrair visitantes do Brasil e do mundo.
Entre as propostas reconhecidas pelo PGP-PR estão:
Dinossauros e Pterossauros de Cruzeiro do Oeste – Cruzeiro do Oeste: Com a entrada de Cruzeiro do Oeste no mapa da paleontologia mundial, em 2019, o Museu de Paleontologia municipal foi criado e inaugurado. Desde então, o espaço tem sido fundamental nos estudos e pesquisas referentes aos fósseis de dinossauros no Brasil.
Parque Salto Cavalcanti – Tomazina: A cachoeira Salto Cavalcanti já é um dos principais pontos turísticos da cidade de Tomazina. Com 150 metros de extensão, ela está localizada no leito do Rio das Cinzas, mas nem todo o seu potencial estava sendo explorado, pois a falta de infraestrutura dificultava cada vez mais a chegada dos turistas até o local. Para que a bela paisagem entrasse novamente no mapa turístico do Paraná, em 2017, foi criado o Parque Salto Cavalcanti, que vem sendo desenvolvido pelo Departamento Municipal de Turismo.
Essas iniciativas mostram como o turismo bem planejado é capaz de gerar emprego, preservar histórias e conectar pessoas.
E você, já conhece os projetos turísticos premiados no PGP-PR?