Agora, cidadãos com deficiência auditiva têm intérpretes instantâneos e on-line

Diante da dificuldade de comunicação entre a população surda e os servidores públicos do município de Toledo, na Região Oeste do Paraná, surgiu a inspiração para o projeto Central de Libras de Toledo. A iniciativa já atende a 96% das pessoas com deficiência auditiva, proporcionando interpretação simultânea em uma plataforma própria, acessada por meio de QR Code.

“Os surdos frequentavam espaços públicos e não se sentiam acolhidos, pois não compreendiam o que estava sendo falado. Além disso, os servidores não se sentiam satisfeitos, pois não conseguiam fornecer as informações de maneira clara e qualificada. O atendimento não atendia às expectativas”, explicou Junior Rasbolt, Coordenador da Política da Pessoa com Deficiência.

A iniciativa busca promover a autonomia, independência e dignidade das pessoas surdas e/ou com deficiência auditiva, oferecendo tradutores e intérpretes de Libras em uma plataforma digital inteligente, em tempo real e disponível 24 horas por dia por meio de QR Code. Além disso, são disponibilizados intérpretes presenciais em eventos públicos, como pronunciamentos, inaugurações e audiências.

“A Central de Libras proporciona autonomia e dignidade às pessoas que necessitam. A dificuldade de comunicação é imensa, não apenas para quem utiliza a oralidade, mas também para o deficiente auditivo que busca um serviço. Para mim, o projeto enche o coração de alegria”, afirmou a Coordenadora da Secretaria de Esporte e Lazer, Alice Turmina.

Atualmente, 100% das áreas da saúde e educação são acessíveis, com 521 atendimentos realizados pela Plataforma Digital Inteligente e 136 eventos com tradução, totalizando 19.144 minutos de serviço da Central de Libras. Com um investimento aproximado de R$ 415 mil, a meta do projeto é alcançar mais de 97% da população atendida, transformando a iniciativa em política pública municipal.

Mais informações sobre esse projeto e sobre outras iniciativas premiadas no PGP-PR, você encontra no nosso Banco de Projetos.

Relacionados

24 DE MAIO DE 2024

Cascavel reforça empreendedorismo feminino

Suporte financeiro é dado a mulheres que desejam abrir negócio...

17 DE MAIO DE 2024

Guarapuava otimiza atendimento médico com inteligência artificial

 Plataforma SARA faz com que teleconsultas tenham tempo de espera reduzido...

9 DE MAIO DE 2024

Guarapuava integra dados municipais em plataforma única

Portal GeoGuarapuava dispensa atuação in loco para obter informações...

26 DE ABRIL DE 2024

Maringá entrega moradias para população de baixa renda

Cerca de 800 famílias foram beneficiadas com o projeto...

20 DE ABRIL DE 2024

Paranavaí transforma cena cultural do município com projetos de comunicação

O projeto tem registrado um notável aumento na participação da comunidade, com eventos...