O espaço preserva o ambiente e fomenta o turismo local de forma gratuita
Com o objetivo de preservar áreas de nascentes e impulsionar o turismo local, o município de Toledo, na Região Oeste do Paraná, deu início ao projeto Parque das Águas. Disponível de forma gratuita, a população desfruta do parque aquático existente desde 2009, atendendo mais de 20 mil pessoas na alta temporada de 2022/23.
Com uma extensão de 4 mil m², é necessário apenas preencher o cadastro na recepção e apresentar o exame médico para adentrar no local. Embora a piscina seja sazonal, o espaço permanece aberto durante todo o ano, oferecendo trilhas e quiosques para recreação na baixa temporada.
A construção do parque não apenas contribuiu para a preservação ambiental da região, mas também proporcionou lazer e visitação à população residente nas proximidades. “Cuido do parque como se fosse minha casa, meu quintal. Tenho uma relação profunda com ele, uma convivência diária com esse espaço gostoso e bem cuidado que a natureza tanto precisa”, afirmou o Coordenador do Parque das Águas, Edemar Rockembach.
As piscinas do parque são abastecidas pelas nascentes do Rio Toledo, gerando um custo de R$ 758 mil para a manutenção pelos cofres públicos. Para a próxima temporada, o projeto tem a meta de atender de 25 a 35 mil pessoas, contemplando a totalidade da população de Toledo.
Mais informações sobre esse projeto e sobre outras iniciativas premiadas no PGP-PR, você encontra no nosso Banco de Projetos.