60 adolescentes são atendidos por mês 

Para combater a exploração do trabalho infantil, garantir condições mínimas de sobrevivência e preservar os direitos sociais de crianças e adolescentes em situação de risco, o município de Toledo, localizado no Oeste do Paraná, criou o projeto Espaço Vida – Florir Toledo. A iniciativa promove a convivência familiar e comunitária, além da qualificação profissional de adolescentes de 13 a 17 anos em situação de vulnerabilidade social.

A execução da iniciativa acontece por meio de diversas ações, como o Projeto Agentes Ambientais, que ensina sobre o cuidado com o meio ambiente, jardinagem e cultivo de plantas e flores. Há também a iniciativa de Esporte e Lazer, na qual os adolescentes participam de oficinas esportivas de natação, capoeira e rúgbi, aprendendo regras, exercitando o companheirismo e o trabalho em equipe. Outro eixo é o Momento TEC, um espaço de troca de experiências e conhecimentos, com palestras de convidados sobre diversos temas, que vão desde proteção social até empreendedorismo, além da concessão de bolsa-auxílio.

A Secretária de Assistência Social, Simone Beatriz Ferrari, afirma que muitos jovens que passaram pelo projeto abriram as próprias empresas de jardinagem: “Passaram pelo projeto vários jovens que hoje estão no mercado de trabalho. Tivemos participantes que abriram as suas próprias empresas nas áreas de jardinagem e meio ambiente e hoje são empreendedores”.

Paulo Ramos da Silva relata que teve diversas experiências positivas com o projeto: “Minha experiência com o projeto Florir Toledo iniciou em 2013, quando fui inserido como adolescente. Permaneci por cinco anos, período em que tive contato com vários cursos profissionalizantes. Participei de conferências estaduais e nacionais da criança e do adolescente. Foram muitas experiências boas e enriquecedoras”.

Para a realização da iniciativa, foram investidos R$ 950 mil. Além dos 60 atendimentos diretos mensais, as famílias também são assistidas, totalizando, em média, 120 beneficiários.

Os bons resultados fizeram com que o projeto conquistasse o Troféu de 2º Lugar de Assistência Social. O prefeito de Toledo, Mario César Costenaro, comenta que receber o prêmio é motivo de orgulho.   “Ver o município de Toledo sendo representado e reconhecido aqui pelos auditores fiscais, nesse prêmio de questão pública, para nós é um orgulho. O prêmio vem muito na questão da motivação, do espelho, do exemplo daquilo que pode ser feito. Então, hoje a gente tá aqui para ser premiado, mas aprendendo também. Porque, na verdade, é um momento de retroalimentação. O momento que a gente tá aqui recebendo essa motivação, recebendo esse reconhecimento é um momento de estar olhando para novas oportunidades, novos modelos, para que a gente agregue e possa levar projetos com mais resultados para a nossa cidade.”

Relacionados