Solenidade da entrega do 2º Prêmio Gestor Público Paraná. / Foto: Sandro Nascimento/AlepPor iniciativa do Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita do Estado do Paraná – SINDAFEP – foi realizada no final da tarde desta segunda-feira (1º), no Plenário da Assembleia Legislativa, a cerimônia de premiação da segunda edição do Prêmio Gestor Público Paraná (PGP-PR), que visa reconhecer e contemplar o desenvolvimento de boas práticas administrativas e projetos de administração pública que resultaram em benefícios para as cidades, estimulando seu crescimento social e econômico.
O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Valdir Rossoni (PSDB), enalteceu a importância do evento: “Fico muito orgulhoso de termos colaborado com a iniciativa. Mais ainda porque estou encerrando minha missão na Assembleia com a grata sensação do dever cumprido. Tenho a satisfação de quem trabalhou para espalhar os bons exemplos dados por esta Casa. Sei que eles darão bons frutos, como este prêmio. Espero que eles continuem a render e trazer novas ideias, para que não haja nenhum tipo de retrocesso no caminho que abrimos”, afirmou.
A mesa de honra dos trabalhos foi presidida pelo 2º vice-presidente do Legislativo, deputado Douglas Fabrício (PPS), e integrada pelo secretário-chefe da Casa Civil, Cesar Silvestri (PPS); pelo 1º vice-presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Paulo Vasconcelos; pelo presidente do SINDAFEP, José Carlos Carvalho; pelo coordenador geral do Prêmio, Laerzio Chiesorin Júnior; pelo diretor de Contas Municipais do Tribunal de Contas do Estado, Akichide Ogasawara; e pelos deputados Tercílio Turini (PPS) e Doutor Batista (PMN).
Os projetos selecionados passam a fazer parte de um banco de dados acessível aos gestores públicos para que possam ser multiplicados em todos os municípios do estado. Nesta edição participaram 61 prefeituras, com 133 projetos nas mais diversas áreas de atuação, ultrapassando os números do ano passado, quando se inscreveram 49 municípios com 89 projetos. As premiações se distribuíram nas categorias Prêmio Especial, Prêmio Destaque Saúde, Prêmio Administração Tributária, Prêmio Tecnologia da Informação e Comunicação, Prêmio Gestor Público, Certificado de Reconhecimento e Menção Honrosa.
Após longo processo de avaliação por um comitê técnico, avaliação de campo e pela comissão julgadora, foram selecionados 36 finalistas provenientes de 30 municípios considerados detentores dos melhores projetos desenvolvidos no Paraná. “Saúde: direito do cidadão, responsabilidade do Estado” foi o tema escolhido como incentivo aos governos municipais para o desenvolvimento de políticas públicas integradoras, mas foram aceitas também promoções em qualquer área das funções de governo previstas na Portaria nº 42/99 do então Ministério de Orçamento e Gestão (MOG), como agricultura, assistência social, administração, cultura, educação, gestão ambiental, segurança pública, entre outras.
Os premiados – Foram premiados os municípios de Assaí (Formando Agentes Mirins de Saúde), Barracão (Programa de Fortalecimento da Economia Local), Bom Jesus do Sul (Programa de Fortalecimento da Economia Local), Campo Largo (Projeto Pescô e Inclusão Social de Catadores de Materiais Recicláveis), Carambeí (Alternativa de Economia Solidária e Mobilização Social), Castro (Equoterapia como Prestação de Serviço à Comunidade), Cianorte (Protocolo de Assistência aos Portadores de Feridas Crônicas – Curativos Especiais e Agroindústrias Familiares), Colombo (Caminhar Juntos e Nosso Idoso), Curitiba (Consultório na Rua: Devolvendo sorrisos, promovendo equidade, semeando possibilidades; Porto Seguro; e Serviço de Atenção Domiciliar), Fazenda Rio Grande (Procondev – Programa Contra Drogas e Violência), General Carneiro (Conjunto Habitacional Bairro Novo São João), Guairaçá (O Produtor Planta e Todos Colhem), Guarapuava (Programa Materno Infantil Mamãe Guará), Ipiranga (Ipiranga Sustentável), Ivaiporã (Programa Intersetorial de Enfrentamento às Situações de Violências), Mandaguari (Projeto Cataman – Inclusão Social, Geração de Renda e Desenvolvimento Sustentável), Marialva (O Desenvolvimento Artístico e a Promoção Cultural), Maringá (Implantação do Portal Saúde: Acesso do Cidadão ao Cartão Saúde), Nova Aurora (ÔNIBUS Digital – Inclusão Digital, Cultural e Educacional), Pinhais (Inclusão Através do Estímulo Feminino), Ponta Grossa (Trânsito: Educar para a Vida e Segurança e Prevenção nas Unidades Escolares –Brigadas de Incêndio), Rolândia (Projeto Khan Academy), Santa Mariana (Projeto de Reestruturação do Sistema Municipal de Saúde: Atendimento Médico Hospital e Atenção Básica), São Jorge do Ivaí (Centro de Atendimento e Proteção ao Idoso –CAPI), São Pedro do Paraná (Unidade de Conservação: Cuidar da Biodiversidade é Assegurar a Vida e os Direitos das Futuras Gerações), Sarandi (Projeto Eu Cuido), Santa Terezinha do Itaipu (A implantação da tecnologia dos Tablets no trabalho dos Agentes Comunitários de Saúde –ACS – nos domicílios), Santo Antonio da Platina (Projeto Intervenha), Telêmaco Borba (Programa de Atenção aos Estomizados) e Wenceslau Braz (Projeto Construindo e Reconstruindo). Também foram contemplados os municípios de Dionísio Cerqueira, em Santa Catarina (Programa de Fortalecimento da Economia Local) e Bernardo Irigoyen, da Argentina (Programa de Fortalecimento da Economia Local).
O 2º PGP-PR conta com a participação especial da Assembleia Legislativa, com o patrocínio da Agência de Fomento do Paraná e da Companhia Paranaense de Gás – COMPAGÁS – e o apoio da Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná –AERP, da Associação Nacional do Ministério Público de Contas – AMPCON, do Conselho Regional de Economia do Paraná –CORECON-PR, do Conselho Regional de Administração do Paraná –CRA-PR, da Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná –CELEPAR, da Ordem dos Advogados do Brasil – OAB-PR, da Secretaria de Estado da Fazenda (SEFA) e do Tribunal de Contas do Estado –TCE/PR.