CONFIRA O PROGRAMA BOM GESTOR PÚBLICO SOBRE ESSE PROJETO:

 

Sementinhas do Saber incentiva os alunos a apreciar o mundo natural e a lutar por sua preservação

O município de Ivaiporã, na região norte do Paraná, criou o projeto Sementinhas do Saber numa iniciativa de fazer com que crianças dos CMEIs da cidade aprendam a plantar o seu próprio alimento e a cuidar da natureza. O projeto consiste na disseminação de um processo educacional com ações didáticas e pedagógicas voltadas para a sustentabilidade dos recursos naturais. A iniciativa também trabalha a valorização da agricultura local ao ensinar aos alunos a importância de se cultivar alimentos saudáveis e de boa qualidade.

O Sementinhas do Saber é desenvolvido com crianças de três meses a três anos de idade. O Instituto Federal do Paraná disponibiliza estagiários do curso de Agroecologia para auxiliar no plantio e manutenção da horta. O programa tem como proposta aos profissionais da Educação e aos estudantes o contato com a natureza desde cedo, além de estimular uma alimentação mais saudável e uma vivência em ambiente mais agradável.

Na 7ª edição, o Prefeito de Ivaiporã, Miguel Roberto do Amaral, recebe o Certificado de Reconhecimento pelo projeto Sementinhas do Saber.

Para a realização do projeto, são pensadas sequências didáticas envolvendo o tema, com várias atividades pedagógicas. Na construção das hortas e jardins, são usados materiais recicláveis, como pneus, latas e garrafas pet, além de esterco animal e compostagem, tornando o processo o mais orgânico e sustentável possível. No ano de 2019, o Projeto Sementinhas do Saber está sendo desenvolvido em quatro CMEIs do município, envolvendo aproximadamente 350 estudantes e seus familiares, além de toda a comunidade escolar.

BENEFÍCIOS DO CONTATO COM A NATUREZA PARA OS PEQUENOS
A relação das crianças com a natureza é fundamental para o seu bom desenvolvimento, principalmente na primeira infância. Esse contato pode trazer melhorias em aspectos físicos, desenvolvendo capacidades motora, mentais, emocionais e até espirituais, por perceberem que fazem parte de algo maior. Além disso, esse vínculo permite aos pequenos desenvolver todos os sentidos; promove o aprendizado mais ativo e explorador; favorece vínculos sociais; estimula a atividade física; conscientiza sobre a importância de se preservar o meio ambiente; traz benefícios diretos à saúde; desperta um senso crítico e consciente.

O custo do projeto é de R$ 2.870 mensais. Os seus bons resultados garantiram certificados de reconhecimento da 6ª e 7ª edição do Prêmio Gestor Público Paraná, uma das premiações mais importantes desse segmento no Brasil. Mais informações sobre esse projeto e sobre outras iniciativas premiadas no PGP-PR, você encontra no nosso Banco de Projetos.

Relacionados

22 DE JULHO DE 2024

Ubiratã fornece assistência a jovens em situação de extrema pobreza

Projeto municipal promove inclusão social com estímulo à cidadania e cultura...

24 DE MAIO DE 2024

Cascavel reforça empreendedorismo feminino

Suporte financeiro é dado a mulheres que desejam abrir negócio...

17 DE MAIO DE 2024

Guarapuava otimiza atendimento médico com inteligência artificial

 Plataforma SARA faz com que teleconsultas tenham tempo de espera reduzido...