A saúde poucas vezes é relacionada à questão ambiental. Diante do desafio de unir esses dois pontos, a iniciativa da Fundação Estatal de Atenção Especializada em Saúde de Curitiba (Feaes) recebeu Certificado de Reconhecimento no 3º PGP-PR pelo projeto Redução do Impacto Ambiental: Uso da Tecnologia em Saúde e Promoção da Excelência em um Serviço de Apoio Diagnóstico e Terapêutico de Curitiba.
Dentro do Hospital do Idoso Zilda Arns (Hiza), o Serviço de Apoio Diagnóstico e Terapêutico (Sadt) atende e aperfeiçoa os serviços de diagnóstico e terapia, com ênfase nos exames de imagem ofertados pela rede municipal de saúde. A criação e implantação do Sadt pela Feaes tem como objetivo promover a qualidade do atendimento no serviço de apoio diagnóstico, por meio da melhoria dos exames radiológicos, e reduzir os impactos ambientais, com uso de tecnologia digital.
Inovação
O Serviço no Hiza representa avanço, já que inova ao inserir no Sistema Único de Saúde (SUS) a Central de Laudos Municipal. Essa matriz possui equipamentos de raio X digitais, localizados em pontos estratégicos da rede de saúde, integrados pelo Sistema de Comunicação e Arquivamento de Imagens (Picture Archivingand Communication System – Pacs).
Essa importante ferramenta auxilia o atendimento aos pacientes antes, durante e depois da realização dos exames.
Além disso, reduz os custos, amplia a produtividade e agiliza os processos, oferecendo, em formato digital, os instrumentos de diagnóstico médico.
Compromisso
Oportunizar saúde de maneira sustentável é desafiador. A Feaes, por meio do Sadt, busca vencer esse obstáculo conciliando a preservação do meio ambiente e a responsabilidade social. O projeto trouxe resultados positivos em diversas áreas. Houve redução de gastos, já que a iniciativa alterou o fluxo de diagnóstico e o tratamento do SUS em Curitiba, podendo implantar equipes de atendimento com coordenação única. Além disso, houve redução do uso de materiais de exames e eliminação do descarte de detritos no meio ambiente.
Fonte: SINDAFEP