CONFIRA O PROGRAMA BOM GESTOR PÚBLICO SOBRE ESSE PROJETO:


Da Porteira Para Dentro coloca os produtores em contato direto com a gestão municipal, oferecendo serviços de maquinário mais barato

Muitos municípios do interior do Paraná possuem suas economias fundamentadas na atividade rural. É o caso de Santana do Itararé, no Norte Pioneiro, que desenvolveu o projeto Da Porteira Para Dentro para ajudar os agricultores com serviços de maquinário mais baratos. A iniciativa garante mais renda aos produtores e combate o êxodo rural.

Prefeito de Santana do Itararé, Joás Ferraz Michetti, recebendo o Troféu PGP-PR pelo Da Porteira para Dentro

Antes do projeto, a prefeitura não possuía autorização para entrar com maquinário nas propriedades dos agricultores, mesmo com o consentimento deles. Mas com a lei, criada em 2017, o município pode oferecer serviços de revitalização e melhorias em estradas, pontes e bueiros; construção de terraços, curvas de nível e caixas secas para proteção e conservação do solo e da água das propriedades, entre outros com preços reduzidos.

Para que o projeto fosse desenvolvido, a prefeitura de Santana do Itararé promoveu uma série de reuniões, em que os agricultores apresentaram as principais demandas para a gestão municipal e as dificuldades em se manter no campo, já que cerca de 34% da população é formada por produtores rurais. São oferecidas também atividades de integração e recreação com os produtores, além de cursos, palestras e dias de campo para aprimoramento e qualificação. Os custos de manutenção do projeto são bancados com recursos do próprio município.

Entre os objetivos do projeto estão fomentar e incentivar de forma sustentável as atividades desenvolvidas pelos agricultores familiares do município e, desta forma, proporcionar o aumento de renda e a qualidade de vida. A iniciativa também ajuda a fortalecer a economia da cidade, com produtores mais motivados a continuarem trabalhando no campo. Os bons resultados garantiram ao projeto o Prêmio Gestor Público Paraná (PGP-PR) 2018 e uma Menção Honrosa em 2019, uma das premiações mais importantes desse segmento no país.

Mais informações sobre esse projeto e sobre outras iniciativas premiadas no PGP-PR, você encontra no nosso Banco de Projetos.

Relacionados

17 DE MAIO DE 2024

Guarapuava otimiza atendimento médico com inteligência artificial

 Plataforma SARA faz com que teleconsultas tenham tempo de espera reduzido...

9 DE MAIO DE 2024

Guarapuava integra dados municipais em plataforma única

Portal GeoGuarapuava dispensa atuação in loco para obter informações...

26 DE ABRIL DE 2024

Maringá entrega moradias para população de baixa renda

Cerca de 800 famílias foram beneficiadas com o projeto...

20 DE ABRIL DE 2024

Paranavaí transforma cena cultural do município com projetos de comunicação

O projeto tem registrado um notável aumento na participação da comunidade, com eventos...