CONFIRA O PROGRAMA BOM GESTOR PÚBLICO SOBRE ESSE PROJETO:
Da Porteira Para Dentro coloca os produtores em contato direto com a gestão municipal, oferecendo serviços de maquinário mais barato
Muitos municípios do interior do Paraná possuem suas economias fundamentadas na atividade rural. É o caso de Santana do Itararé, no Norte Pioneiro, que desenvolveu o projeto Da Porteira Para Dentro para ajudar os agricultores com serviços de maquinário mais baratos. A iniciativa garante mais renda aos produtores e combate o êxodo rural.
Antes do projeto, a prefeitura não possuía autorização para entrar com maquinário nas propriedades dos agricultores, mesmo com o consentimento deles. Mas com a lei, criada em 2017, o município pode oferecer serviços de revitalização e melhorias em estradas, pontes e bueiros; construção de terraços, curvas de nível e caixas secas para proteção e conservação do solo e da água das propriedades, entre outros com preços reduzidos.
Para que o projeto fosse desenvolvido, a prefeitura de Santana do Itararé promoveu uma série de reuniões, em que os agricultores apresentaram as principais demandas para a gestão municipal e as dificuldades em se manter no campo, já que cerca de 34% da população é formada por produtores rurais. São oferecidas também atividades de integração e recreação com os produtores, além de cursos, palestras e dias de campo para aprimoramento e qualificação. Os custos de manutenção do projeto são bancados com recursos do próprio município.
Entre os objetivos do projeto estão fomentar e incentivar de forma sustentável as atividades desenvolvidas pelos agricultores familiares do município e, desta forma, proporcionar o aumento de renda e a qualidade de vida. A iniciativa também ajuda a fortalecer a economia da cidade, com produtores mais motivados a continuarem trabalhando no campo. Os bons resultados garantiram ao projeto o Prêmio Gestor Público Paraná (PGP-PR) 2018 e uma Menção Honrosa em 2019, uma das premiações mais importantes desse segmento no país.
Mais informações sobre esse projeto e sobre outras iniciativas premiadas no PGP-PR, você encontra no nosso Banco de Projetos.