Agora, munícipes com mais de 15 anos podem ingressar no mercado de trabalho
A qualificação de jovens e adultos para o ingresso no mercado de trabalho levou o município de Rio Negro, na Região Sudeste do Paraná, a criar o projeto Capacita Rio Negro, oferecendo cursos de habilitação profissional. Das 1.668 vagas oferecidas, se formaram 1.171 cidadãos a partir de 15 anos.
O Secretário de Indústria e Comércio, William Mazur, explica a criação do projeto: “O que fizemos foi detectar as demandas de mão de obra das empresas instaladas no município e direcionar os cursos para as áreas específicas. E então preparamos os jovens para o mercado”. Através dos processos de Treinamento, Capacitação, Qualificação e Inserção no Mercado de Trabalho, o munícipe aumenta suas chances de conquistar um emprego remunerado.
A iniciativa também contribuiu significativamente para a reintegração da população mais experiente no mercado de trabalho, assegurando assim a dignidade do cidadão ao proporcionar salários mais justos e uma qualificação mais elevada para o cargo ocupado.
A confeiteira autônoma, Eveline do Nascimento, conta sua experiência com os cursos de capacitação: “Ano passado, quando descobri o projeto, me inscrevi e fui fazendo todos os cursos que tinham vaga. Achei maravilhoso, sempre elogio o que a gestão pública faz aqui. O atendimento é ótimo, a qualidade e os professores são ótimos. Eu achei maravilhoso.”
Para manter os cursos em funcionamento e garantir a contratação dos profissionais envolvidos, o projeto demanda um investimento anual de R$ 764.472,40. Os planos futuros da iniciativa incluem avaliações periódicas do progresso e desempenho dos cursos, considerando até a possibilidade de implementação de ensino a distância (EAD).
Estes são os cursos oferecidos pelo Capacita Rio Negro: Preparo de Sobremesas; Preparo e Decoração de Bolos; Operador de Empilhadeira; Técnico em Enfermagem; Mulheres Empreendedoras – Seja Protagonista do seu Futuro; Controle Finaceiro para o MEI; Encanador Residencial; Mulheres Empreendedoras – Planejamento e Gestão; Venda + Mais; Talk – Indústria Conectada – Prospecção até a venda; Juntos educando para o Futuro; Eletricista Industrial; Lean-Consultoria na Indústria; Mecânica e Elétrica de Motos; Mídias Digitais; Turismo Rural; Técnico em Manutenção Industrial; Técnico em Desenvolvimento de sistemas; Auxiliar de padeiro; Confeiteiro; Planejamento Financeiro – Ciclo Mulher; Palestra Tendências MEI; Manicure e Pedicure; Cabeleireiro Assistente e Auxiliar de Confeitaria.
Mais informações sobre esse projeto e sobre outras iniciativas premiadas no PGP-PR, você encontra no nosso Banco de Projetos.