100 alunos são beneficiados com aulas presenciais, plataformas de estudos on-line, apostilas impressas e transporte universitário

Para preparar os alunos da Rede Pública Estadual de Ensino para o Enem e vestibulares, o município de Rio Branco do Sul, localizado na Região Metropolitana de Curitiba, criou o projeto Acesso ao Ensino Superior: Cursinho Professora Sara Furquim e Transporte Inter Universitário. São cem alunos beneficiados com aulas presenciais, transporte universitário, acesso a plataformas de estudos on-line e apostilas impressas. 

Jhessica Rosa Stocko, responsável pela iniciativa, afirma que os resultados são bem satisfatórios: “Em 2023, no primeiro ano, nós tivemos oito alunos aprovados na UFPR. No ano passado, tivemos dez aprovados e um na UTFPR. O ano passado foi bem satisfatório”. 

Alice Veloso, beneficiária do projeto, compartilha que ele abriu portas para conteúdos que ela nem imaginava que poderia estudar: “Com o projeto eu tive acesso a diversos conteúdos que eu acabei não estudando. Foi uma porta aberta para coisas que eu nem imaginava que existia em questão de conteúdo escolar mesmo. Então, eu percebi que sem o cursinho, talvez, eu não tivesse conseguido. Hoje eu faço curso na Federal do Paraná de História, Memória e Imagem”.

Para implantação do projeto, o investimento foi de R$ 588 mil. A prefeitura é responsável pelo processo e recursos para aquisição do serviço das aulas e material, por meio de licitação, e pelo acompanhamento semanal dos alunos.

Os bons resultados fizeram com que o projeto conquistasse o Certificado de Reconhecimento de Educação. Karime Fayad, Prefeita de Rio Branco do Sul, comenta que o prêmio é motivo de orgulho e satisfação. “É motivo de alegria e orgulho. A gente fica feliz com esse reconhecimento, porque é bom ser visto por coisas positivas, que impactam na vida das pessoas, então a gente tá muito feliz. E o prêmio dá visibilidade e a população vê com bons olhos, ver que outro órgão grande está valorizando, então é um apoio maior que a gente tem com a sociedade”.

Relacionados

27 DE MARçO DE 2026

São Pedro do Ivaí leva atendimento às comunidades em regiões mais afastadas

Gabinete móvel possibilita quase 40 atendimentos simultâneos

20 DE MARçO DE 2026

Toledo promove diálogo entre governo e sociedade com encontros presenciais itinerantes

Cidadãos apresentam suas solicitações para garantir melhor direcionamento dos recursos...

13 DE MARçO DE 2026

Prudentópolis reduz filas de espera para atendimentos com especialistas 

A fila para consultas especializadas diminuiu em 52% e a lista prioritária em 81%

6 DE MARçO DE 2026

Pinhais promove inclusão de jovens e adultos com deficiência intelectual no mercado de trabalho 

62 alunos matriculados na Educação de Jovens e Adultos (EJA) da Rede Municipal de...

27 DE FEVEREIRO DE 2026

Campo Largo incentiva leitura entre alunos do Ensino Fundamental I

Mais de 15 mil estudantes são beneficiados com mais de 62 mil livros

13 DE FEVEREIRO DE 2026

Apucarana torna Língua Brasileira de Sinais disciplina obrigatória do Ensino Fundamental I

250 professores e servidores foram certificados com cursos de Libras