100 alunos são beneficiados com aulas presenciais, plataformas de estudos on-line, apostilas impressas e transporte universitário

Para preparar os alunos da Rede Pública Estadual de Ensino para o Enem e vestibulares, o município de Rio Branco do Sul, localizado na Região Metropolitana de Curitiba, criou o projeto Acesso ao Ensino Superior: Cursinho Professora Sara Furquim e Transporte Inter Universitário. São cem alunos beneficiados com aulas presenciais, transporte universitário, acesso a plataformas de estudos on-line e apostilas impressas. 

Jhessica Rosa Stocko, responsável pela iniciativa, afirma que os resultados são bem satisfatórios: “Em 2023, no primeiro ano, nós tivemos oito alunos aprovados na UFPR. No ano passado, tivemos dez aprovados e um na UTFPR. O ano passado foi bem satisfatório”. 

Alice Veloso, beneficiária do projeto, compartilha que ele abriu portas para conteúdos que ela nem imaginava que poderia estudar: “Com o projeto eu tive acesso a diversos conteúdos que eu acabei não estudando. Foi uma porta aberta para coisas que eu nem imaginava que existia em questão de conteúdo escolar mesmo. Então, eu percebi que sem o cursinho, talvez, eu não tivesse conseguido. Hoje eu faço curso na Federal do Paraná de História, Memória e Imagem”.

Para implantação do projeto, o investimento foi de R$ 588 mil. A prefeitura é responsável pelo processo e recursos para aquisição do serviço das aulas e material, por meio de licitação, e pelo acompanhamento semanal dos alunos.

Os bons resultados fizeram com que o projeto conquistasse o Certificado de Reconhecimento de Educação. Karime Fayad, Prefeita de Rio Branco do Sul, comenta que o prêmio é motivo de orgulho e satisfação. “É motivo de alegria e orgulho. A gente fica feliz com esse reconhecimento, porque é bom ser visto por coisas positivas, que impactam na vida das pessoas, então a gente tá muito feliz. E o prêmio dá visibilidade e a população vê com bons olhos, ver que outro órgão grande está valorizando, então é um apoio maior que a gente tem com a sociedade”.

Relacionados

13 DE FEVEREIRO DE 2026

Apucarana torna Língua Brasileira de Sinais disciplina obrigatória do Ensino Fundamental I

250 professores e servidores foram certificados com cursos de Libras

6 DE FEVEREIRO DE 2026

Nova Tebas implanta Unidade de Cuidados Prolongados

A iniciativa reduziu significativamente o número de pacientes acamados e ampliou a...

30 DE JANEIRO DE 2026

Comesp proporciona acolhimento para mulheres vítimas de violência doméstica e familiar

25 cidades passaram a oferecer acolhimento para mais de 400 vítimas

23 DE JANEIRO DE 2026

Ivaiporã promove sustentabilidade a partir de arborização

633 árvores foram plantadas em locais estratégicos da cidade, contemplando praças e...

16 DE JANEIRO DE 2026

Pato Branco capacita jovens e adultos em tecnologia

A avaliação do projeto é contínua, com foco na conclusão dos cursos e na inserção...

9 DE JANEIRO DE 2026

Toledo combate a exploração do trabalho infantil

60 adolescentes são atendidos por mês